Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANA MARIA DA SILVA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA


PALAVRAS-CHAVES:

projeto político-pedagógico; formação continuada de professores/as iniciantes e experientes; educação antirracista.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no campo das discussões de formação de professores e toma
como objeto de estudo o Projeto Político-Pedagógico e a formação continuada de
professores/as iniciantes e experientes articulada a prática numa perspectiva antirracista.
Tendo como questão-problema: Quais elementos indiciários da perspectiva antirracista
são balizados pelo Projeto Político-Pedagógico e a partir destes quais os princípios que
compreendem a formação continuada de professores/as iniciantes e experientes que
contemplam as práticas docentes?. Como objetivo geral busca compreender quais os
elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político-
Pedagógico e a partir deste quais os princípios que compreendem a formação
continuada de professores/as iniciantes e experientes que contemplam as práticas
docentes. A partir deste delimitamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar na
sistematização dos documentos oficiais, escolares e pessoais da rede pública municipal
e da escola os princípios na formação continuada dos professores/as que se aproximam
de uma perspectiva antirracista;; ii) Analisar os sentidos materializados na dinâmica da
formação continuada dos/as professores/as que constitua interface a educação
antirracista; iii) Levantar as contribuições na perspectiva da construção de proposições
formativas pautadas nos princípios antirracistas possíveis de serem contemplados no
Projeto político-pedagógico da escola e materializado nas práticas docentes. Para
tratarmos da discussão do projeto político-pedagógico nos apoiamos em Moreira e
Candau (2013); Veiga (2006); Gomes (2005); Carreira e Souza (2013) e Coelho; Regis
e Silva (2021); em torno da formação continuada nos pautamos em Gomes (2005);
Santos (2010); Imbernón (2010); Coelho e Coelho (2012) e Damarzo, Santos e Silva
(2018); para discorrer sobre prática docente tomamos Cavalleiro (2001); Gomes (2005);
Prado e Fatima (2016); Coelho, Regis e Silva (2021); ainda para tratar de professores/as
iniciantes utilizamos Pacheco e Flores (1999); Carlos Marcelo (1999); Gonçalves
(1995); Huberman (1995); bem como, recorremos aos estudos contemporâneos
apresentados por Papi e Martins (2010); Romanowski e Martins (2013); André et al
(2017), Nascimento, Flores e Xavier (2019); Cruz, Farias e Hobold (2020), Gouveia
(2020); e Silva (2021). Enquanto metodologia nos pautamos na abordagem qualitativa
(LUDKE; ANDRÉ, 2013). Como lócus da pesquisa temos as escolas da Rede Pública
Municipal de Educação de Caruaru-PE. No que se refere aos participantes da pesquisa,
a princípio pensamos os/as professores/as iniciantes e experientes, e coordenadores/as
pedagógicos. Como procedimento e instrumentos metodológicos para produção dos
dados, a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), o questionário (SEVERINO,
2013) e o grupo de discussão a partir de Weller (2006); Meinerz (2011), Gouveia (2020)
e Silva (2021). Para analisar os dados faremos uso da Análise de Conteúdo
(MORAES,1999).


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572665 - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Interno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 14:44
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