Banca de DEFESA: JACKELINE DE SOUSA GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKELINE DE SOUSA GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 01/06/2022
HORA: 12:00
LOCAL: Sala Virtual do CAA
TÍTULO:

A DIDÁTICA CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A DIDÁTICA CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Didática crítica; Curso de administração; Ensino superior; Diretrizes curriculares nacionais do curso de administração.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a proposta didática presente no curso de administração e sua aproximação com a concepção crítica. Tem como objetivo geral: Analisar se a proposta didática presente no curso de Administração, de uma Instituição de Ensino Superior, em Caruaru,  apresenta  indícios  de  uma  perspectiva  crítica.  E  como  objetivos  específicos:1. Levantar,  na  bibliografia  da  área,  os  elementos  constitutivos  do  processo  didático,  numa perspectiva crítica; 2. Identificar, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, quais os eixos que compõem o processo didático; e 3. Analisar se o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, em Caruaru, agrega os eixos de uma perspectiva didática crítica. Apoiada na abordagem qualitativa, trazida por Minayo (2009), utilizou a análise documental como procedimento para levantamento dos dados, com tratamento referenciado na análise  de  conteúdo,  segundo  Bardin  (1997).  Para  tanto,  foram  analisadas  as  Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, do período de 2002 a 2020 e o Projeto Pedagógico do Curso de Administração de uma IES, em Caruaru. Na fundamentação deste trabalho  foram  utilizados  os  conceitos  trazidos  por  autores  como  Saviani  (1991),  Veiga (1994,2004), Pimenta e Anastasiou (2002), Franco (2010), Candau (2012) e Libâneo (2013) para discutir sobre Didática Crítica; Para tratar sobre o Ensino Superior foram utilizadas as contribuições de Passos (2009), Conceição e Nunes (2015) e Junges e Behrens (2016); e para discutir sobre o curso de Administração, as contribuições de Nicolini (2000), Lopes (2002) e Becke e Gilioti (2003).  Os resultados revelam que apenas as Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas  através  do  PARECER  CNE/CES  Nº:  438/2020  apresenta  em  seus  eixos  uma perspectiva didática crítica e que o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, instrumento de pesquisa desse estudo, não apresenta indícios de uma didática crítica em sua concepção pedagógica. As considerações finais da pesquisa tratam sobre indícios de uma perspectiva didática crítica na proposta pedagógica do curso de Administração, considerando os riscos trazidos pela ausência desta perspectiva didática para o Projeto Pedagógico do Curso analisado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Externa ao Programa - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09