Banca de DEFESA: MATEUS HENRIQUE DA SILVA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS HENRIQUE DA SILVA BEZERRA
DATA : 15/02/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Representações Sociais. Tecnologias Digitais. Professor. Educação.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou como objetivo geral
analisar as Representações Sociais (RS) dos professores a respeito da inserção de
Tecnologias Digitais no ensino regular. Investigar as representações sociais é
relevante na medida que elas são uma forma de conhecimento cuja gênese é o senso

comum socialmente construído, que se engendra na dinâmica indivíduo-grupo-
indivíduo, configurando, finalmente, a realidade de um grupo social. As RS, ao

tornarem estáveis a identidade dos grupos e orientarem suas práticas individuais
dentro do grupo, explicam a realidade e justificam comportamentos, razão pela qual
tornam seu estudo relevante para os pesquisadores. Moveu essa investigação, de
forma geral, a inserção progressiva das Tecnologias Digitais (TD) nos protocolos de
nossas escolas — como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, 2018 — e,
particularmente, pelo implemento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como
substituto das aulas presenciais durante o isolamento social imposto pelas medidas
sanitárias de combate ao Covid 19. Essa prática exigiu dos professores um empenho
e vigor desmesurado, sem o pertinente suporte material e pedagógico. Alicerçaram
este trabalho os teóricos Serge Moscovici (2007) e Jean Abric (1993; 1998; 2001), no
que diz respeito às RS, e Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020) nas questões
de docência. O grupo social pesquisado foi de professores atuantes nos anos iniciais
do ensino fundamental, totalizando a aderência de 51 (cinquenta e um) docentes
sendo 30 (trinta) pertencentes a rede pública, 16 (dezesseis) da rede privada e 5
(cinco) atuantes em ambas as redes de ensino, no município Caruaru - PE. As
técnicas utilizadas para coleta de dados foram questionário de livre associação e
entrevistas semiestruturadas, ambos veiculados online. Adotamos a Análise de
Conteúdo como um dos recursos metodológicos para leitura e sistematização dos
dados que surgiram, o openEvoc para o processamento dos questionários de livre
associação ancorados na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central. A
análise das afirmações permitiu constatar que as RS da inserção de tecnologias
digitais no cotidiano escolar se constituíram mediante os cenários de provimento ou
ausência de suporte físico e estrutural dos meios e recursos tecnológicos digitais, o
que leva a concluir que diante de situações problematizadoras os professores
conceberam RS negativas as tecnologias digitais, pelo desprovimento e
impossibilidade laboral. Cenário que muda quando do progresso e estabilidade
mínima conquistada pelos professores ao trabalho pedagógico com esses recursos.
Em geral, os professores indicaram que as tecnologias digitais são essenciais ao
progresso educacional, contudo, creditar valia e significado as tecnologias digitais de
modo concreto e efetivo demanda condições estruturais e formativas ao trabalho
pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1467985 - ANNA RITA SARTORE
Interno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externa ao Programa - 1525610 - MICHELE MARA DE ARAUJO ESPINDULA LIMA
Externa ao Programa - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 27/01/2022 10:08
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