Banca de DEFESA: MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 12/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/NAS ESCOLAS XUKURU: ENCONTROS COM A PEDAGOGIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE-ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Povo Xukuru. Educação Escolar Xukuru. Prática pedagógica. Pensamento Decolonial. Comunidade-escola.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a Prática pedagógica das/nas
escolas Xukuru. Assim, elaboramos a questão de investigação: quais os possíveis encontros
da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial? Tomamos como
objetivo geral investigar os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru
com a Pedagogia Decolonial. A partir disso, projetamos como objetivos específicos: 1)
Especificar as concepções de Educação indígena e Educação escolar indígena Xukuru; 2)
Identificar e caracterizar a Pedagogia Xukuru, tendo em vista as relações comunidade-escola;
3) Mapear as vivências do povo que têm incidências na vida escolar numa perspectiva
decolonial; 4) Caracterizar os encontros entre a Prática pedagógica das escolas Xukuru e a
Pedagogia Decolonial. Para a realização da pesquisa buscamos refletir sobre a Educação
Indígena e a educação escolar Indígena (BANIWA, 2006), pedagogia (LIBÂNEO, 2001),
Prática pedagógica (SOUZA, 2012), Educação Xukuru e Educação escolar Xukuru tomando
como base as produções do próprio povo, em diálogo com o Pensamento Decolonial. Os
percursos metodológicas deram-se em formas circulares as quais se articularam pela pesquisa
qualitativa, considerando as descrições densas do caráter etnográfico. Utilizamos como
técnicas de construção de dados a observação participante, as entrevistas etnográficas, o diário
intensivo e a Análise de Conteúdos, como procedimento analítico. Portanto, concluímos que
os possíveis encontros da Prática Pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial
se dão nas dinâmicas cotidianas de formar a/o guerreira/o Xukuru por meio de três dimensões:
espiritualidade, memória e coletividade. A Prática pedagógica gestora, docente, discente e
epistêmica das escolas Xukuru são embasadas por essas três dimensões que fazem a vida
escolar ser compreendidas enquanto projeto político e emancipatório numa perspectiva de
comunidade-escola, ou seja, as escolas Xukuru são específicas, diferenciadas e interculturais
quando a escola é reconhecida enquanto se faz pelo próprio povo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
Interno - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 18/01/2022 16:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11