Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA VILLIANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA VILLIANA DA SILVA
DATA : 21/12/2021
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

CAMINHO DE UMA INFÂNCIA (E) SUA INVENTIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Infância, Educação Especial, Alteridade e differance.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Esse é um texto que se propõe infantil, com uma escrita que desliza junto a
infância minoritária, cheia de inquietações, uma escrita que parte de (des) começos
possíveis em busca de perguntas. Para continuar (des) começarmos, escolhemos o
contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, afinal de contas a infância perpassa
toda a existência, partindo da ideia de que a infância segue com essas crianças
cronológicas por toda sua vida.
Caminhamos assim, para pensar um movimento de pesquisa nessa relação, nesse
contexto, acreditando ser necessário questionar quem são os participantes da pesquisa e
reconhecer além das pedagogias que por vezes os inferiorizam, quais são as pedagogias
que os permitem resistir e se afirmarem existentes (ARROYO, 2014).
Deste modo, sinalizo esta pesquisa a partir dos seguintes questionamentos: 1) que
infância e que educação inclusiva estão sendo afirmadas nas escolas? 2) o que emerge do
dizer infantil sobre a infância e a educação inclusiva? 3) o que e como esses dizeres me
provocam? 4) Esses dizeres me possibilitam pensar a infância e a educação inclusiva?
Assim, como uma infante defini como problema de pesquisa: O que as crianças
e as infâncias nos dizem ou nos dão a pensar sobre educação inclusiva no contexto
escolar? Como objetivo geral Objetivo Geral: Cartografar os dizeres, aprenderes e
fazeres infantis sobre educação inclusiva, instauradas no contexto escolar. E como
objetivos Específicos: 1. Mapear os movimentos instaurados pelas crianças e pela
infância sobre educação inclusiva na escola, 2. Acompanhar os dizeres, aprenderes e
fazeres infantis que atravessam as experiências das crianças no contexto escolar e 3.
Problematizar os movimentos instaurados pelas crianças no espaço\tempo da escola.
Nessa caminha alguns movimentos outros foram necessários. Inicialmente
observamos nosso agreste e visitamos ATTENA (repositório institucional da
Universidade Federal de Pernambuco) para mapear como seria nossa caminhada, assim

nosso primeiro capítulo é a apresentação de nossos achados sobre Infâncias e Educação
Especial a nível local. Em Seguida trazemos nossos primeiros passos sobre as temáticas
infância, educação especial, alteridade e differance. Através dos deslocamentos que a
infância possibilita conversamos com alguns autores como SKLIAR, KOHAN,
ABRAMOWICZ e TEBET entre outros. E por fim, trazemos nossas primeiras ideias
sobre o percurso metodológico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Presidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 14:33
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