Banca de DEFESA: GILVANIA GOMES DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILVANIA GOMES DE MOURA
DATA : 09/12/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO TERRITÓRIO CAMPESINO DE PASSIRA-PE: um olhar para o enfrentamento do racismo


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das Relações Étnico-Raciais; Estudos Pós-Coloniais; Prática Docente.


PÁGINAS: 229
RESUMO:

Esta pesquisa trata sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais com um olhar para o
Enfrentamento do Racismo nas Práticas Docentes no Ensino Médio em uma Escola no
Território Campesino de Passira-PE. Vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e
Diversidade no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Curso de
Mestrado do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.
Tecemos o percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa em diálogo
com a Abordagem Teórica dos Estudos Pós-Coloniais, (QUIJANO, 2000, 2005;
MIGNOLO 2005; GROSFOGUEL 2007; WALSH 2008), possibilitando-nos uma
discussão sobre os sujeitos que foram/são subalternizados. Tivemos como Objetivo
Geral: compreender como os(as) professores(as) do ensino médio de uma escola
localizada no território campesino de Passira-PE identificam e lidam com o racismo.
Como Objetivos Específicos: 1o) Identificar as práticas de enfrentamento do racismo
desenvolvidas pelos(as) professores(as); 2o) Identificar as concepções de racismo
dos(as) professores(as); 3o) Elencar os desafios dos(as) professores(as) nas práticas de
enfrentamento do racismo. Para os procedimentos de coleta dos dados usamos o
questionário (MARCONI; LAKATOS, 1999) e a entrevista semiestruturada (BARDIN,
2011). Na realização da análise dos dados utilizamos como procedimento a técnica da
Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e (VALA, 1990). As análises evidenciam que a
Educação das Relações Étnico-Raciais com o olhar para o Enfrentamento do Racismo
nas práticas docentes se traduz de modo que os(as) professores(as) diante das situações
de racismo, promovem ações que caminham na fronteira de uma educação antirracista
por meio do diálogo e interação com os(as) alunos(as). A análise também nos revela
práticas de uma educação antirracista que se consolida na tensão entre a
Colonialidade/Decolonialidade, onde frisamos que a herança colonial ainda perpassa o
currículo escolar e silencia conteúdos sobre sujeitos e culturas outras, predominando-se
o eurocentrismo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Externa à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 11:14
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