Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE VANDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE VANDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
DATA : 03/12/2021
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

O FIES NO GOVERNO DILMA ROUSSEFF E TEMER: INCLUSÃO SOCIAL, DEMOCRATIZAÇÃO OU ENDIVIDAMENTO?


PALAVRAS-CHAVES:

Fies, Políticas Educacionais, Ciclo de Políticas.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Em nossa pesquisa buscamos compreender como as Políticas Educacionais de
Financiamento como o programa Fies repercutiu na vida social de estudantes dos cursos
de licenciaturas em pedagogia e em história da FAFICA- Caruaru a partir das mudanças
que lhe foram feitas no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (2015-2016) e
no governo Michel Temer (2016-2018). Para tanto, fazemos uso dos seguintes objetivos
específicos a) Identificar, na visão de alunos egressos que concluíram seus cursos de
licenciatura em Pedagogia e História se houve mobilidade social proveniente da
conclusão s graduações; b) Mapear as circunstâncias que contribuíram para a
desistência de alunos dos referidos cursos financiados pelos Fies, em decorrência das
mudanças ocorridas no período de 2015 a 2018; c) Verificar se os alunos egressos dos
cursos de Pedagogia e História também estão endividados com o Fies após a finalização
do período de carência, a partir das novas regras do programa. Entendemos que a
formação acadêmica mediante um curso superior, contribui significativamente para o
desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante, por isso, buscamos
compreender como as mudanças feitas no Fies pela ex presidenta Dilma Rousseff e
Michel Temer reverberaram sobre estudantes de Pedagogia e História, nos âmbitos de
mobilidade social, endividamento e desistência do curso. Contextualizamos as relações
entre o Estado e iniciativa, para perceber as relações público-privadas privada em
(CUNHA, 2007), também discutimos a mercantilização do ensino superior, para maior
compreensão do Fies enquanto política pública a partir de (ANDRADE, 2000;
ANDRIOLI, 2002; BRESSAN, 1990; BOTELHO; PESSOA, 2016) entre outros
autores. Para maior compreensão das políticas públicas sociais e políticas públicas
educacionais nos baseamos em (AZEVEDO,1997; CUNHA; MENDONÇA,2011;
HOFLING,2001; MAINARDES, 2011). Teoricamente nos fundamentamos na
abordagem do ciclo de políticas em (MAINARDES, 2006,2009, 2016, 2018) e
(BALL,2006,2011). Metodologicamente fazemos uso da análise do conteúdo em
(BARDIN, 2004; VALLA, 1990), utilizam-nos das entrevistas semiestruturadas de
(GASKELL).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 09:49
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