A MATEMÁTICA EM AÇÃO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROECOLOGIA DO SERTA
Agroecologia. Educação Matemática Crítica. Matemática em Ação. Serviço de Tecnologias Alternativas.
A pesquisa tem por objetivo compreender a matemática em ação no Curso Técnico de Nível
Médio em Agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa, em Pernambuco, para trabalhar
conhecimentos agroecológicos. Para fundamentá-la pautamo-nos nos domínios da
Agroecologia como ciência, modo de produção e movimento social e político; na Educação do
Campo, como território de produção de conhecimentos agroecológicos; e na Educação
Matemática Crítica, com foco no conceito de matemática em ação. Participaram da pesquisa
três professores do curso que ensinam os componentes curriculares: História dos Movimentos
Sociais do Campo; Nutrição e Adubação Orgânica; Legislação Ambiental. Os dados foram
coletados por meio dos seguintes instrumentos: análise do Projeto Político Pedagógico (PPP),
dos planos de curso e dos textos trabalhados pelos professores; observação e análise de
gravações dos webs seminários (aulas) realizados no período da pandemia da Covid-19; e
entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Os dados foram tratados à luz
das categorias analíticas: imaginação tecnológica, raciocínio hipotético, e realização que
derivam da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa mostram a matemática em
ação nas aulas dos professores para trabalhar conhecimentos agroecológicos relacionados,
sobretudo, à dimensão da prática na Agroecologia associada às dimensões econômicas, sociais
e produtivas e ao manejo do agroecossistema. Os conteúdos matemáticos dos campos das
Grandezas e suas Medidas, Números e Operações, Estatística e Geometria foram os mais
utilizados pelos professores nos exemplos e atividades trabalhados nos webs seminários.