RAÇA, ANCESTRALIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: CARTOGRAFIA DAS
PEDAGOGIAS CULTURAIS DO ‘BOI TIRA TEIMA’ DE CARUARU, PERNAMBUCO
Raça; Ancestralidade; Subjetividades; Pedagogias culturais
Como um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, ressalto no
estágio atual desta pesquisa um diagrama de suas dobras, isto porque introduzo os caminhos que
estou trilhando e percorrerei. Como a leveza de um papel que se dobra, relaciono, no primeiro
momento do trabalho, o pesquisar de maneira sensível e as quebras de paradigmas que me levem
a compreender a investigação a partir de uma nova lógica de pensar em relação ao tempo, o
sujeito e aos corpos, por meio da troca de afetos e da experimentação de si enquanto processos
de subjetivação. No segundo momento, como alguém já sabe quais dobras precisa construir para compor sua obra, aponto os caminhos e autoras(es) com as(os) quais pretendo dialogar. Por fim, aponto (des)caminhos metodológicos por meio da cartografia, para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, forjando experimentações e habitando novos territórios com o Boi Tira Teima, num obra de arte, a produção de um origami, esta pesquisa.