Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO SEVERINO ADELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO SEVERINO ADELINO
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

ENFRENTAMENTO DO RACISMO NAS PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS DO CAMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Colonialidade; Educação; Práticas docentes de enfrentamento do racismo.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Este projeto de dissertação se propõe a discutir sobre as práticas docentes de enfretamento do
racismo em escola campesina no município de Santa Cruz do Capibaribe -PE. Tendo em vista
que o contexto histórico-social em que se formou a sociedade brasileira foi/é marcado pelas
relações de poder. Nessas relações assimétricas de poder, o grupo representado pelos
ocidentais (homens brancos-heterossexuais-cristãos-europeus) se autodenominou como
superiores a outros povos e culturas não ocidentais (indígenas, asiáticos, negros). Tais
relações foram/são fundadas na racialização e racionalização o que contribuiu para
marginalizar, subalternizar e oprimir a população negra que foi forçada a deixar seu lugar de
origem (África) para viver em condições desumanas sob o regime da escravização por mais
de três séculos e meio. Após a abolição da escravidão foram deixados à própria sorte, sem que
o Estado apresentasse políticas públicas para sua integração social. Assim, tendo que
enfrentar a falta de moradia, oportunidades de emprego, a discriminação, o preconceito, a
violência e o genocídio se uniram através de movimentos sociais negros para reivindicar o
direito a existência, a humanização. Desse modo, surge a Lei 10.639/2003 e outros
mecanismos legais como Plano Nacional de Educação (PNE), Pareceres Curriculares
Nacionais (PCNs) que tentam assegurar o direito as novas gerações a conhecerem
características positivas sobre os povos de origem africana e afro-brasileira. Nesse sentido, se
faz necessário pensar em outras formas de educação que contemplem, valorize e respeite a
diversidade e diferença. Assim, adotamos como aporte teórico os Estudos Pós-Coloniais
Latino-Americanos que denunciam e propõe alternativas para romper com as amarras da
colonialidade. Desse modo, autores como Quijano (2000-2005-2010); Mignolo (2007-2008-
2009); Grosfoguel (2012-2016); Munanga (2003-2015); Gomes (2007-2012-2013) entre
outros, nos ajudam a pensar sobre a interseccionalidade das opressões e formas outras para
superá-las. Destarte temos como finalidade compreender como professores/as através de suas
práticas docentes enfrentam o racismo, quais os avanços, os recuos e as estratégias utilizadas
por estes profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Externa à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 13:20
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