Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA DARC DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELA DARC DA SILVA
DATA : 02/12/2021
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

Os desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos /as professores /as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Panelas-PE e Cupira-PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Prática docente. Educação escolar quilombola. Enfretamento do Racismo. Estudos Pós-coloniais.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

O presente projeto é fruto da pesquisa em andamento de Mestrado desenvolvida na linha de
Educação e Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (curso-
mestrado), da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste.
Nesta pesquisa temos como questão problema: quais os desafios didático-pedagógico para o
enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos/as professores/as de escolas quilombolas
situados nos municipais de Panelas-PE e Cupira-PE? Traçamos como objetivo geral: I)
compreender as concepções de racismo dos/as professores/as investigadas/os; II) identificar as
expressões de racismo que podem se fazer presentes em sala de aula; III) caracterizar as
práticas docentes de enfrentamento do racismo dos/as professores/as em sala de aula; VI)
identificar os desafios didáticos- pedagógicos para o enfrentamento do racismo nas práticas
docente dos/as professores/as investigadas/os. Filiamo-nos a abordagem dos Estudos Pós-
Coloniais que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir do diálogo com os
autores: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; e Walsh, 2006,
2008, 2010, dentre outros, que nos possibilitam refletir e questionar o lugar que é posto na
história e na sociedade aos povos negros, dentre eles os quilombolas. Atrelada a esta
discussão, abordamos também reflexões sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais a
partir dos autores: Munanga (2009); Gomes (2012); e Hall (2003). Adotamos como
procedimento teórico-metodológico a pesquisa documental (OLIVEIRA, 2007), entrevista
semiestruturada (FRASER; GONDIM, 2004) e a Análise de Conteúdo via Análise Temática
(BARDIN, 1977; VALA, 1990). O campo de pesquisa são as escolas localizadas em território
quilombola (nas comunidades de Sambaquim e Sambaquim do Riachão) nos municípios de
Panelass-PE e Cupira-PE, tendo como sujeitos da pesquisa 3 (três) professoras.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 11/11/2021 10:57
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