EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL: CONHECIMENTO DE MULHERES PRIMÍPARAS SOBRE A AMAMENTAÇÃO
Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Pré-natal.
Até 1980 não existia no Brasil nenhum programa de governo responsável pela elaboração e
coordenação das atividades referentes ao aleitamento materno, até que o desmame precoce se
configura como problema de saúde e começam a surgir reflexões sobre a temática. Nas
últimas décadas intensificaram-se os esforços em prol da promoção, proteção e apoio ao
aleitamento materno. Porém, apesar das recomendações e das medidas adotadas, o desmame
precoce ainda é uma realidade frequente e indesejável. A cultura do desmame é
historicamente presente na sociedade. As mulheres brasileiras precisam lutar contra poderosas
forças de reprodução de raça e de gênero. Apesar da evolução nas estratégias legais voltadas à
promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil, os discursos continuam
reforçando o dever da mulher de amamentar, recolocando-a na função materna e doméstica
como seu principal papel social. É preciso compreender a amamentação não apenas como um
ato natural, mas como um ato regulável pela sociedade, através dos condicionantes sociais,
econômicos, políticos e culturais. Pessoas em todas as fases da vida, ao adquirirem o
conhecimento adequado acerca do ato de amamentar, podem contribuir positivamente na
decisão e na manutenção do aleitamento materno. Salienta-se a importância de trabalhar o
tema amamentação com alunos desde a educação infantil, até a graduação e pós-graduação,
para que a alienação dos sujeitos provocada pela cultura do desmame não seja mais uma
realidade, rompendo com as estruturas de domínio cultural e proporcionando abertura de
consciência e libertação dos sujeitos de diferentes gerações. Dentre as orientações reforçadas
nos últimos anos, muitas delas referem-se à formação de recursos humanos através de
Educação Permanente em Saúde e práticas curriculares nas Instituições de Ensino Superior
que promovam a formação de profissionais que trabalhem de maneira efetiva uma educação
em saúde transformadora voltada à prática da amamentação. O presente estudo tem como
objetivo analisar os conhecimentos que as mulheres primíparas apreenderam sobre
amamentação durante o pré-natal. Será constituído de uma pesquisa de campo, exploratória,
descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada em um serviço público de saúde em
Caruaru-PE. A coleta de dados será por meio de uma entrevista semiestruturada. Os
resultados serão apresentados em tabelas e gráficos, além da descrição de respostas relevantes
à pesquisa.