Banca de DEFESA: JULIANA SOARES DOS SANTOS

DISCENTE : JULIANA SOARES DOS SANTOS
DATA : 21/09/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL - CAA

ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA EJA: O QUE DIZEM PROFESSORES ALFABETIZADORES

leitura; escrita; alfabetização; letramento; Educação de Jovens e Adultos.

O presente trabalho, que se inscreve no campo da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, teve como principal objetivo compreender o que dizem professores alfabetizadores da EJA sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização de jovens e adultos. Na fundamentação teórica apoiamo-nos em autores como Haddad e Di Pierro (2000), Galvão e Soares (2006), Paulo Freire (1981, 1989, 2006), Magda Soares (1999, 2004, 2009), entre outros. Consideramos também alguns documentos oficiais e marcos importantes que versam sobre a educação e a alfabetização e o letramento na EJA. Nosso percurso metodológico teve como principal instrumento entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2007; MANZINI, 2004), realizadas por meio do Google Meet com 10 professores alfabetizadores da EJA de cidades da região Agreste de Pernambuco. No tocante à técnica de análise dos dados obtidos, utilizamos a Análise de Conteúdo, apoiados em Bardin (2009). Como resultados principais, com relação às práticas docentes, destacamos que, de acordo com as falas dos participantes do estudo, o trabalho com o alfabeto móvel constitui, a atividade de alfabetização mais realizada nas turmas, seguida pela identificação de letras, de sílabas e de palavras e sua formação. O trabalho com as letras dos nomes dos educandos também foi citado com frequência e a realização de atividades do eixo do letramento também foi perceptível nas entrevistas analisadas. Quanto à questão das percepções dos alfabetizadores com relação à aprendizagem de seus educandos, os entrevistados salientaram que o avanço na alfabetização ocorreria, principalmente, devido à vontade e ao interesse desses alfabetizandos aprenderem. Além disso, mencionaram materiais e atividades diversificados e adequados aos estudantes e suas realidades escolares. Ressaltaram também a importância do trabalho do professor e a existência de uma boa relação entre alfabetizadores e alfabetizandos como contribuição para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização nas turmas de EJA.

Externa à Instituição - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 18:04