Banca de DEFESA: NATALLY ARAÚJO DA SILVA GALINDO

DATA : 27/08/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL - CAA

“ÍNDIO TEM QUE SER ARTILOSO E NÃO ARTISTA": ENSINO DE ARTE XUKURU DO ORORUBÁ

Pensamento Pós-colonial. Ensino de Arte Xukuru do Ororubá.Fortalecimento da Identidade Étnica e Cultural.

A presente dissertação, sob o viés do pensamento pós-colonial, versa sobre o ensino de arte, no território indígena Xukuru do Ororubá, situado no município de Pesqueira-PE. Partindo do pressuposto de que a educação escolar Xukuru está orientada para a formação de guerreiras(os), elaboramos a seguinte questão de pesquisa: existe um processo de resistência e fortalecimento da identidade étnica e cultural do povo Xukuru do Ororubá através do ensino de arte? O nosso objetivo geral consistiu em compreender se o ensino de arte corrobora o fortalecimento da identidade e cultura indígena da comunidade em destaque. Elencamos como objetivos específicos, apontar as principais discussões realizadas pelas(os) professoras(es) sobre a educação, com foco no ensino de arte; sistematizar os principais conteúdos e metodologias utilizadas no ensino de arte; e analisar se o Currículo de Arte Indígena Xukuru do Ororubá é pautado sob uma proposta pedagógica de ensino, que pode ser percebida como de(s)colonial, em prol da resistência e fortalecimento identitário cultural. Através da etnografia, por meio de conversações, buscamos entender as definições de arte, à luz das(os) próprias(os) educadoras(es) Xukuru, as(os) detentoras(es) dos saberes sobre o tema. Com base nas experiências etnográficas que pudemos vivenciar, bem como a partir das reflexões sobre os dados emergidos, a pesquisa nos mostrou que o ensino de arte apresenta características de(s)coloniais, em favor da arte da resistência, para o fortalecimento da identidade, da cultura e da educação escolar do povo Xukuru do Ororubá.

Externa à Instituição - ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
Externa ao Programa - 1697564 - ROSANE FREIRE LACERDA
Presidente - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA