Banca de DEFESA: TAMIRES BARROS VELOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMIRES BARROS VELOSO
DATA : 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL - CAA
TÍTULO:

PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS PRODUZIDAS NAS NEGOCIAÇÕES DAS POLÍTICAS - PRÁTICAS CURRICULARES NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas curriculares. Políticas curriculares. Currículo. Negociações. Articulações.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta pesquisa, intitulada Práticas articulatórias produzidas nas negociações das políticas-práticas curriculares no cenário pandêmico da COVID-19, emergiu a partir de questionamentos sobre a possibilidade de mobilização de políticas curriculares nas práticas curriculares e se inscreveu nas discussões acerca do caráter político das produções curriculares nas práticas curriculares docentes. Assim, buscamos compreender os modos como políticas curriculares estiveram sendo mobilizadas nos processos de negociações curriculares no âmbito das articulações discursivas das práticas curriculares de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no cenário pandêmico da COVID-19. Utilizamos, autores como Silva, Gonçalves, Almeida (2018), dentre outros, significando, parcialmente, a prática curricular como um complexo movimento discursivo, envolto de processos de negociações curriculares mobilizados a partir das articulações discursivas do/no currículo pensado-vivido. Nesta direção, dialogamos com a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015; MOUFFE, 2015; LACLAU, 2011), em nosso percurso teórico-metodológico, utilizamos, questionário, formulário na plataforma do Google® e entrevista como instrumentos na produção dos dados. Como resultados, identificamos, processos de negociações na produção discursiva das práticas curriculares das professoras para além das influências dos materiais pedagógicos dos programas e planos de ensino enviados para desenvolvimento das aulas remotas, evidenciando, a emergência de políticas curriculares nas ações/decisões construídas cotidianamente considerando as necessidades pedagógicas digitais dos/as alunos/as.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MARIA ANGELICA DA SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/07/2021 15:08
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