Banca de DEFESA: ANA RINELDA TARGINO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA RINELDA TARGINO ALVES
DATA : 22/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

POLISSEMIA DE SENTIDOS E ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS QUE
ENVOLVEM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ATRAVESSAM AS
PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Políticas Avaliativas.
Discurso.


PÁGINAS: 201
RESUMO:

A presente pesquisa faz um trajeto no terreno educacional situando-se nas discussões sobre o
significante avaliação, a polissemia de sentidos que o projeta em múltiplas direções, e as
articulações discursivas em que se manifesta; com o objetivo de compreender nas práticas de
professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental como estas avaliam diante da polissemia de
sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem. Para tanto, nos
propusemos a identificar nos discursos de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
sentidos de avaliação e práticas avaliativas; mapear sentidos articulados que disputam pela
significação da avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas presentes em textos oficiais e
normativos vigentes no município de Caruaru; e identificar as práticas avaliativas utilizadas com
maior frequência pelas professoras no cotidiano da sala de aula. A complexidade da avaliação,
tanto no domínio conceitual, quanto nas práticas que a efetivam, implicam em articulações
discursivas que a capturam como a desculpa, a culpada, o ponto nodal e/ou a solução para os
problemas educacionais. Logo, consideramos relevante ampliar a discussão através de uma
perspectiva discursiva tendo a Teoria do Discurso enquanto caminho teórico-metodológico.
Assim, esta pesquisa se justifica e vem agregar a comunidade acadêmica, visto que o
levantamento realizado junto aos trabalhos da ANPED e da BDTD da UFPE, apontou, entre
outras questões, a presença de um único trabalho que tratem da avaliação em uma perspectiva
orientada pela Teoria do Discurso, dentro do marco temporal estabelecido. Assim, nos
inscrevemos no jogo de disputas por significação tomando a avaliação da aprendizagem e as
práticas avaliativas como práticas articulatórias, em uma perspectiva vinculada a Teoria do
Discurso iniciada em Laclau e Mouffe (2015). Além disso, nos referenciamos em autores que
tratam de concepções de avaliação da aprendizagem como Méndez (2002), Freitas (2009),
Marinho, Leite, Fernandes (2014), entre outros. Como procedimentos de construção dos dados
para a pesquisa realizamos entrevistas semiestruturada com três professoras dos anos iniciais da
educação básica, que atuam em duas escolas públicas municipais em Caruaru; assim como
observações de aulas destas professoras. Também realizamos uma análise nos textos e
documentos oficiais vigentes nas escolas que foram nosso campo da pesquisa. A partir dos dados
analisados compreendemos que a avaliação da aprendizagem por ser uma categoria polissêmica,
polêmica e complexa, encontra no campo da Educação escolarizada lugar de vazão para existir e
se desenvolver em suas várias dimensões, pois é disputada e negociada em uma variedade de
posições discursivas, que a tomam para diferentes projetos, propósitos e intensões. Desse modo,
são estas múltiplas possibilidades contextuais que atravessam as práticas avaliativas, criando e
recriando as complexas realidades da sala de aula e da escola. Diante do exposto, podemos
contingencialmente apontar que as professoras avaliam disputando com uma polissemia e
articulações discursivas que envolvem o ensinar e o aprender; avaliam através de atos decisórios; avaliam com intencionalidade de fazer com que o ensino faça sentido para os alunos; também avaliam tencionando e disputando com os documentos, textos oficiais, programas e políticas que chegam até o chão da sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Interno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externo à Instituição - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 09:58
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