Banca de DEFESA: PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO
DATA : 07/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O DISCURSO DOS/AS MÉDICO/AS ACERCA DE SUAS FORMAÇÕES – UMA ANÁLISE DA PROPOSTA FORMATIVA DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação médica. Lógica biomédica. Integralidade em saúde. Métodos
ativos de ensino. Saúde pública.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

No campo epistemológico das Ciências da Saúde circulam duas principais tendências
discursivas que têm orientado as propostas formativas dos cursos de medicina no Brasil e no
mundo. A primeira, articulada aos pressupostos positivistas do relatório Flexner, concebe uma
formação médica centrada na doença e no hospital, sendo adepta a especialização precoce de
médicos/as na graduação e a fragmentação do estudo do corpo e das áreas da medicina.
Assim, inscrito sob uma lógica biomédica, sem alia a ideia de que o social, o público e o
coletivo não se constituem como implicadores em processos de saúde-doença (PAGLIOSA e
ROS, 2008). A segunda tendência discursiva, por sua vez, baseada nos pressupostos do
paradigma da integralidade, inscreve-se na ideia de indissociabilidade entre corpo, mente e
sociedade no processo de promoção da saúde e propõe a formação de médicos/as generalistas
para atuação nos diversos tipos de atenção. Apresenta, ainda, formações discursivas que
suscitam integração curricular e métodos de ensino ativos, focados no aluno, que proponham
desenvolver autonomia intelectual e capacidade de autoformação nos/as médicos/as, bem
como compreensão integral dos processos de saúde-doença. (LAMBERT, 2001). Diante do
exposto, no intuito de oferecer contribuições epistêmicas para as discussões que vêm sendo
travadas em torno da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do
Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que se filia a essa segunda
tendência de formação, a presente pesquisa objetivou compreender os significados que os/as
médicos/as egressos/as do curso de medicina do CAA/UFPE atribuem aos seus processos
formativos na graduação. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa é a Análise de
Discurso (AD), baseada na corrente francesa de Michel Pêcheux. Os resultados apontam que a
forma como os/as médicos significavam suas formações foi sendo alterada no decorrer da
graduação, havendo uma ressignificação acerca a ideia do que é medicina e uma aproximação
ideológica dos/as egressos às perspectivas do paradigma da integralidade. Isso porque seus
discursos acerca de suas atuações dão indícios de que passaram a conceber a importância do
trabalho integral em saúde, a partir da consideração das dimensões biológicas, mentais,
sociais, políticas e espirituais no processo de saúde-doença. No que se refere aos sentidos que
os/as médicos atribuem a perspectiva curricular e metodológica adotada pelo curso, os
discursos apontam que a adesão foi fundamental para a formação de profissionais proativos,
com satisfatório domínio de habilidades clínicas, operacionais, de comunicação e de trabalho
em equipe. Emerge dos discursos, no entanto, a demanda por práticas educativas que, de
forma concomitante às já adotadas, proponham maior domínio científico das áreas básicas da
medicina. A inserção dos/as egressos/as no Sistema Único de Saúde do município de Caruaru
desde o primeiro ano da graduação, por sua vez, é apontada como revolucionária e
fundamental para o processo de qualificação profissional dos/as médicos/as e compressão das
necessidades da saúde pública brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 2309743 - NARA MIRANDA PORTELA - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 09:27
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