Banca de DEFESA: LUCIVANIO JOSÉ DA SILVA

DISCENTE : LUCIVANIO JOSÉ DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID

O PAPEL DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O MEIO (MILIEU) NO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS: uma análise dos Conhecimentos Docentes mobilizados numa abordagem conceitual de Semelhança de Triângulos

Conhecimentos Docentes, Meio, Níveis de Atividade do Professor, Semelhança de Triângulos, Teoria das Situações Didáticas

Este presente estudo tem por objetivo maior analisar o papel do professor nos diferentes níveis de sua atividade e sua interação com o meio (milieu), no desenvolvimento de situações didáticas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa abordagem conceitual de Semelhanças de Triângulos. Alguns dos passos ordenados para chegar ao que se propõe foram, de início, identificar e caracterizar as concepções do professor sobre o ensino de matemática e a aprendizagem, tal como, verificar como se estabelece o processo de análise docente quanto à estrutura matemática do conceito visado e, analisar os conhecimentos mobilizados pelo docente nos diferentes níveis de sua atividade e sua interação com o meio. Para tanto, foi utilizado, como método para coleta de dados, a aplicação de um questionário aos professores participantes da pesquisa, na investigação dos conhecimentos docentes mobilizados na preparação de situações didáticas e sua atuação com o meio adidático. Participaram da pesquisa professores de Matemática que atuam no 9o ano em uma escola pública do munícipio de Garanhuns/PE. O estudo está ancorado na Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida no seio da didática da matemática francesa, especialmente no modelo de estruturação do Milieu desenvolvido por Margolinas (1997, 2002, 2005) e a Base de Conhecimentos necessários à Docência de Shulman (1986, 1987, 2005). Desse modo, como resultado da pesquisa, confirma- se a hipótese da mobilização de certos conhecimentos pelo professor, mediante as condições oferecidas pelas bases teóricas-metodológicas. Porém, alguns conhecimentos foram mobilizados com mais evidência, outros sequer foram mobilizados por determinados docentes em níveis de estruturação. Assim, concluímos que no nível +3, o nível noosférico foram mobilizados o Conhecimento de fins Educacionais, Conhecimento de Conteúdo e o Conhecimento Curricular. Para mais, no nível +2, nível de construção ver-se a mobilização do Conhecimento de Contextos Educacionais e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Por fim, no nível +1, nível de projeto temos o Conhecimento Pedagógico Geral e o Conhecimento dos Estudantes e suas características.

Interno - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Presidente - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD - UFBA