Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON ELIZEU DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVERTON ELIZEU DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19

SIGNOS INIBIDORES E PROMOTORES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NO SE TORNAR DOCENTE DE QUÍMICA

Semiótica, Tomada de Decisão, T.E.M.

Neste trabalho versaremos sobre aspectos pertinentes a tomada de decisão para a escolha da formação da carreira docente em Química através da perspectiva semiótica de Pearce através de análise de modelo de trajetória e equifinalidade. A semiótica de Peirce é a ciência que organiza e nomeia as ferramentas as quais a mente cria e usa para construir sentido referente ao mundo. As ferramentas que são usadas na construção de sentido pela mente através da sua interação com o mundo são os signos que podem ser do tipo ícone, índice ou símbolo. A tomada de decisão por tempos foi entendida de forma equivocada. Pensar que o processo de escolha é imprevisível e aleatório e inacessível para análise foi superada desde quando podemos entender o percurso de escolha como dependente das situações vividas previamente por esta pessoa que o fez. Assim a ferramenta do T.E.M. corporifica a trajetória de tomada de decisão através da diagramação dessa trajetória de escolha apontando para intervalos definidos da vida deste indivíduo de onde são compreendidos momentos de escolhas ditos pontos de bifurcação e que em seguida apontam para a trajetória a qual foi escolhida. E com estes constructos teóricos a respeito da escolha pela formação inicial para a docência do ensino em Química que discutiremos a respeito de situações intrínsecas a formação institucional, social e emocional destes indivíduos quanto aos elementos que os incentivaram ou inibiram para a caminharem nesta direção.

Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Externo à Instituição - MARCO AURELIO BENEVIDES DE PINHO - UFRPE
Interno - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 16:07