O USO INTENCIONAL DA ARGUMENTAÇÃO PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA: UMA PROPOSTA FORMATIVA
O USO INTENCIONAL DA ARGUMENTAÇÃO PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA: UMA PROPOSTA FORMATIVA
Situação-Problema; Argumentação; Ações discursivas; Ensino de Química.
O nosso foco investigativo foi compreender se a implementação da argumentação, por meio de ações discursivas específicas, Pragmáticas, Argumentativas e Epistêmicas, para emergência e manutenção desse tipo de discurso, auxilia no alcance dos objetivos da abordagem de Situações-Problema como estratégia didática no ensino de Ciências. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizados dois momentos formativos com licenciandos, licenciados e professores atuantes de Química sobre Situações-Problema, Argumentação e seus desdobramentos e possibilidades no ensino das Ciências. Após o primeiro processo formativo, sobre as potencialidades de Situações-Problema no ensino, ocorreu a primeira intervenção didática em uma turma do Ensino Médio com uma das professoras participantes da pesquisa, sem o uso intencional de ações discursivas específicas na aplicação da SP. Após o segundo processo formativo sobre o uso da Argumentação como abordagem de ensino atrelada a SP, houve a segunda intervenção, com o uso intencional de ações discursivas durante o processo por parte da professora-mediadora. Com a finalização dos processos formativos e a realização das intervenções, analisamos as percepções dos licenciandos quanto às abordagens trabalhadas, bem como, buscamos compreender a influência no uso intencional e consciente das ações discursivas no alcance dos objetivos de Situações-Problema, assim como o surgimento e manutenção da argumentação durante todo o processo. De acordo com as expectativas de elaboração e desenvolvimento desta pesquisa, compreendemos que o uso de ações discursivas intencionais auxiliaram no alcance dos objetivos das SP propostas e influenciaram a mudança de perspectivas dos participantes.