Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA SOARES DE ALMEIDA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELENA SOARES DE ALMEIDA GOMES
DATA : 01/06/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O QUE COMUNICAM OS DISCURSOS DAS MULHERES DISCENTES NUMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA CIDADE DE ARCOVERDE-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente, epistemologia feminista, análise do discurso, pós - estruturalismo, licenciatura em Matemática


PÁGINAS: 37
RESUMO:

As relações de gênero agem como dispositivos de poder sobre subjetividades, corpos e interações entre humanas/os e inumanos/as. Ancoradas em discursos que remetem à universalidade da natureza, em apelos ao caráter natural do macho ou da fêmea, à injunção biológica dos comportamentos, as relações de gênero interpelam àquilo que se entende como identidades e aos processos de identificação através dos quais transitamos social e culturalmente e, do mesmo modo, posicionamo-nos epistemologicamente. A partir do entendimento foucaultiano (FOUCAULT, 2004) de que o poder é produtivo e, consequentemente, através da composição de efeitos de verdade que, por sua vez, agenciam efeitos de poder, os conceitos de gênero agem capilarmente fabricando ficções em posições e relações discursivas (BUTLER, 2016), assim como valores, visões de mundo e epistemologias (RAGO, 1998; LONGINO, 2017; OYĚWÙMÍ, 1997) que, à guisa de estereótipos, produzem exclusões e invisibilidades. Assim, nesta proposta de pesquisa, parte-se do princípio de que, ao forjar epistemologias ancoradas em assimetrias de gênero, tais representações ou conceitos direcionam os olhares sobre as relações e perspectivas em torno do ensino e da aprendizagem, estabelecendo, a priori, limites e possibilidades atribuíveis aos gêneros estabelecidos. Mediante esta compreensão e as contribuições trazidas pela epistemologia feminista e pelo pós-estruturalismo, propomos uma leitura sobre os conceitos e/ou representações de gênero presentes nos discursos de discentes da licenciatura em matemática, assim, estabeleceu-se como objetivo geral analisar as representações de gênero presentes nos discursos de mulheres discentes da licenciatura em matemática do Centro de Ensino Superior de Arcoverde (CESA). Por intermédio de uma investigação de caráter qualitativo e apoiadas também na Análise do Discurso (ORLANDI, 1999), pretendemos acessar, dentre outros pontos, o entendimento sobre a forma como as assimetrias de gênero interferem não somente nas singularidades e perspectivas individuais das discentes, como, da mesma forma, em suas construções identitárias profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727351 - DANIELLA RODRIGUES DE FARIAS
Interna - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2486300 - MARIA TERESA LOPES
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 14:02
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