O IBGEEDUCA E A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: uma análise sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
análise praxeológica, letramento estatístico, gráficos estatísticos, IBGEeduca
O presente projeto de pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e de procedimento
documental, tem o objetivo de realizar uma análise praxeológica de atividades
sugeridas pelo IBGEeduca que são voltadas para o ensino e aprendizagem do
conteúdo de leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos e que podem
ser aplicadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental para verificar a forma com que
estas atividades contribuem com o desenvolvimento do letramento estatístico dos
alunos. Como suporte teórico, focamos sobre a Teoria Antropológica do Didático
(CHEVALLARD 1998; 1999; 2002; 2018), sobre a análise praxeológica
(ALMOULOUD, 2015; BITTAR, 2017), sobre a educação estatística (BRASIL, 2018;
CAZORLA et al., 2017; GUIMARÃES et al., 2017) e sobre o letramento estatístico
(CURCIO, 1989; GAL, 2002). A partir de uma revisão de literatura, verificamos que
este projeto possui finalidade e objetivos pouco explorados entre pesquisadores da
área, sendo necessário discutir não apenas o ensino de estatística, mas também
conhecer e analisar recursos que podem ser incorporadas ao processo de ensino e
aprendizagem. Para isso, iremos realizar uma análise praxeológica tomando como
referência o modelo de Bittar (2017) das sugestões de atividades sugeridas pelo
IBGEeduca e que são voltadas para o conteúdo de leitura, construção e interpretação
de gráficos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, buscando identificar o
nível de interpretação de gráficos (CURCIO, 1989) que pode ser desenvolvido com o
uso dessas atividades. Ao término da investigação, esperamos ter elementos
suficientes que permitam identificar quais as praxeologias relativas à abordagem dos
objetos de conhecimento relativos ao conteúdo estatístico analisado estão presentes
nas sugestões de atividades do portal, bem como verificar como elas podem contribuir
para o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos.