Banca de DEFESA: JOSILENE MARIA DE LIMA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSILENE MARIA DE LIMA TORRES
DATA : 25/05/2022
HORA: 10:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

MARCAS E TRAÇOS HISTÓRICOS E IDENTITÁRIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores de Matemática, História da Licenciatura em Matemática, História do currículo, Identidade docente


PÁGINAS: 165
RESUMO:

A formação inicial é a base para que o futuro professor e a futura professora possam
aprender e construir técnicas que o auxiliem no ofício do magistério. Neste sentido,
os cursos de Licenciatura em Matemática visam formar professores e professoras
que atuem no Ensino Fundamental e Médio, destacando que o professor deve ter
como características: a concepção de que exerce um papel social, sendo sensível à
interpretação das ações dos estudantes, compreender que a Matemática está
atrelada ao exercício da cidadania. Nesta pesquisa buscamos como objetivo geral
analisar as reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática a
fim de constatar as identidades docentes propostas na formação de professores e
professoras inicialmente na década de 1970 quando se tratava da Licenciatura
Curta, na década de 1980 quando iniciou a Licenciatura Plena e finalmente a década
de 2010, sendo a atual no momento da pesquisa. E como objetivos específicos:
descrever a trajetória histórica do Curso de Licenciatura em Matemática da FBJ;
identificar o corpus documental da formação de professores em Matemática nas
décadas de 1970, 1980 e 2010, e por fim, examinar as matrizes curriculares à luz
das identidades docentes da formação em Matemática na FBJ. A metodologia
adotada teve por base a abordagem qualitativa através de uma pesquisa
bibliográfica com análise documental, afim de examinar os documentos da
instituição que tratam da trajetória histórica e as matrizes curriculares em estudo.
Importa salientar que a referente pesquisa está fundamentada em estudos acerca da
formação de professores e professoras no Brasil com Curri (2000), Silva (2008), Reis
(2011), Silva Neto (2015), Lula (2017) e com relação aos cursos de Licenciatura em
Matemática no Brasil tivemos como suporte as pesquisas de Junqueira (2010),
Santos (2011), Voigt (2012), Mattos (2015), Gomes (2019), além de artigos de
Freitas (2002), Junqueira e Manrique (2012/2015), Bittar, Oliveira e Freitas (2013),
Mathias (2017), Leite e Passos (2020). Como resultados trazemos brevemente o
percurso histórico das treze autarquias pernambucanas destacando a história de
lutas, desafios, fragilidades e assertividades da AEB/FBJ, destacando o Curso de
Licenciatura em Matemática nosso objetivo principal que nos mostra a beleza da
conquista de sonhos, a relevância da instituição em tempos que era urgente a
formação de professores e professoras, bem como os avanços deste curso ao longo
dos anos. Ainda destacamos que nas análises das matrizes curriculares,
observamos que as primeiras traziam estudos como Biologia, Química, Geologia,
Zoologia, entre outros, que não fazem parte dos componentes curriculares de
Matemática, apenas as matrizes curriculares da última década trazem as disciplinas
específicas necessárias para o Ensino de Matemática que acreditamos ser mais
próximo do ideal, visto a necessidade de adequar o curso periodicamente conforme
as atualizações legais


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BERNARDINA SANTOS ARAUJO DE SOUSA - IFPE
Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 18:28
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