Banca de DEFESA: POLIANA DE VASCONCELOS CARVALHO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA DE VASCONCELOS CARVALHO ALVES
DATA : 12/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala H9 (Bloco H) - CAA
TÍTULO:

A RELAÇÃO AO SABER DO PROFESSOR: Um olhar a partir dos níveis de co-
determinação propostos na Teoria Antropológica do Didático


PALAVRAS-CHAVES:

Relação ao saber do professor; Teoria Antropológica do Didático;
Níveis de co-determinação; Formação continuada; Mapeamento em Pesquisa
Educacional.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

O presente estudo objetivou analisar a influência da localização hierárquica em
níveis de co-determinação presentes na Teoria Antropológica do Didático (TAD) na
constituição da relação ao saber matemático de professores dos anos inicias que
ensinam matemática. Para atingirmos nosso objetivo escolhemos a utilização de um
formato alternativo para a dissertação, o formato multipaper, que consiste em uma
coletânea de artigos de fácil disseminação e acesso aos grupos que interessar.
Deste modo entregamos à comunidade científica três artigos autônomos, mas que
se integram compondo a tessitura dessa produção. Para situarmos o leitor iniciamos
com palavras introdutórias seguidas pelo aporte teórico do estudo, que poderá
também ser encontrado, de modo mais aprofundado na literatura dos artigos. O
primeiro artigo da pesquisa é um estudo exploratório de natureza bibliográfica
constituído na perspectiva do Mapeamento em pesquisa educacional (mapeamento
vertical) que versará sobre os primeiros movimentos de pesquisa acerca da relação
ao saber do professor nos contextos de formação continuada, para assim
entendermos como na produção científica a relação ao saber dos professores dos
anos inicias se apresenta, e através dele chegamos à conclusão de que essa só
figura como pano de fundo das produções, que em suma direcionam-se em torno
das dificuldades da formação inicial ou em como se apresentam os programas de
formação continuada. A partir disso, buscamos direcionar a pesquisa para o olhar da
noção de relação ao saber a partir de sua abordagem antropológica presente nos
estudos da TAD, e para isso, no nosso segundo artigo esboçamos o panorama da
produção científica acerca da utilização da abordagem antropológica da relação ao
saber nos estudos da TAD na última década (2011-2021), a partir de mais um
estudo exploratório de natureza bibliográfica, ao utilizarmos o mapeamento
horizontal das produções que fazem menção direta à TAD em seus títulos. Diante
dos resultados obtidos no panorama, propomos no terceiro artigo a discussão acerca
das abordagens encontradas nas produções científicas de maior impacto na
academia e, após evidenciarmos que nas produções em questão não constam a
presença de nenhum vínculo com os contextos formativos que impactam as
decisões didáticas do professor, passaremos a trazer a discussão das interfaces da
relação ao saber do professor diretamente influenciadas pela escala dos níveis de
co-determinação apresentadas na TAD, transpondo esse modelo hierárquico para
uma aproximação da realidade do professor, apontando como estas se constituem e
influenciam a sua identidade docente enquanto sujeito e suas decisões didáticas
frente à instituição que integra.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Externa à Instituição - LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA - UPE
Notícia cadastrada em: 11/05/2022 14:03
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