Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RONALDO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RONALDO DOS SANTOS
DATA : 06/05/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

FORMAÇÃO HUMANA E PRÁTICAS ACOLHEDORAS DO DOCENTE QUE
ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COMO FORTALECEDORAS DA
RESILIÊNCIA DOS ALUNOS E ALUNAS PERTENCENTES ÀS FAMÍLIAS

HOMOPARENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Humana; Formação Docente; Acolhimento;
Homoparentalidade; Homofobia; Resiliência.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Esta pesquisa pretende destacar a importância de, no espaço escolar, haver um olhar
respeitoso, sensível e afetuoso voltado ao cenário da homoparentalidade e ao
fortalecimento da resiliência, presentes em práticas humanizadas. O objetivo geral
que propomos é: Compreender como a Formação Humana e Práticas Acolhedoras do
Docente, que Ensina Matemática nos Anos Iniciais, podem fortalecer a Resiliência
dos alunos e alunas pertencentes às famílias homoparentais. Como objetivos
específicos, temos: a) Analisar, sob o ponto de vista dos professores que ensinam
Matemática nos anos iniciais, como se dá a abordagem dos estudantes pertencentes
às famílias homoparentais; b) Analisar, sob o ponto de vista das famílias
homoparentais, como percebem que seus filho(a)s são tratados pelos seus
respectivos docentes; c) Identificar a existência de disciplinas do currículo escolar que
abordem temáticas relacionadas à Formação Humana e à Diversidade, e; d)
Identificar, sob o ponto de vista dos professores, como se dá o fortalecimento da
resiliência dos alunos e alunas pertencentes às famílias homoparentais. Para tanto,
iremos nos debruçar nos estudos realizados pelos seguintes pesquisadores: Otto
Friedrich Bollnow e Ferdinand Röhr para a temática da Formação Humana; Victor E.
Frankl e Boris Cyrulnik, para a da Resiliência, e; Elizabeth Zambrano, para embasar
o tema da Homoparentalidade. A nossa pesquisa está caracterizada como qualitativa
e de campo, no momento em que iremos entrevistar professores de duas escolas que
possuam, regularmente matriculados, alunos e alunas pertencentes às famílias
homoparentais, e com os pais e/ou mães destas famílias. Além disso, faremos uma
pesquisa documental, ao analisarmos os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) que
norteiam as escolas. Adotaremos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para a
análise dos dados obtidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externa ao Programa - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 04/05/2022 18:17
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