Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMILLANNI DIAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISMILLANNI DIAS DE OLIVEIRA
DATA : 05/05/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

PROBLEMAS CORDIAIS – ENTRELAÇANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE QUÍMICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Problemas Cordiais. Educação em Direitos Humanos. Ensino
de Química.


PÁGINAS: 33
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa está centrado na proposição, aprofundamento e
estruturação da ideia de Problemas Cordiais, um modelo para abordagem de
conceitos científicos por meio da resolução de problemas no ensino de Química,
considerando a Educação em Direitos Humanos, a partir dos Conteúdos Cordiais.
Considerando as diversas visões sobre resolução de problemas no ensino de
Ciências e a relação entre razão e emoção, central na ética da razão cordial e
alicerce da ideia de Conteúdos Cordiais, buscamos propor um modelo de estratégia
didática que considera um mecanismo de proposição de problemas que possuam
como características essenciais os princípios da razão cordial, a relação humana –
para além da científica – do indivíduo com o problema e o estabelecimento de uma
atitude de enfrentar para além de solucionar. Assim, estabelecemos como objetivo
avaliar o potencial do modelo Problemas Cordiais para a construção de um Ensino
de Química mais humanizado, considerando a relação entre o Ensino de Ciências e
a Educação em Direitos Humanos. Para isso, considerando o modelo de Problemas
Cordiais, buscaremos a proposição de um minicurso formativo para licenciandos e
licenciandas, além de professoras e professores em exercício, abordando as ideias
centrais que estruturam o modelo, a saber: Resolução de Problemas no Ensino de
Ciências (Química), Educação em Direitos Humanos e Conteúdos Cordiais. Após a
oferta do minicurso, escolheremos duas propostas de Problemas Cordiais entre as
elaboradas pelas e pelos participantes, para análise, considerando critérios
pensados especificamente para a validação de Problemas Cordiais, buscando
avaliar o potencial do modelo Problemas Cordiais para a promoção de um Ensino de
Química que considere o estudante como sujeito ativo do processo e que valorize a
formação em direitos humanos, em uma pedagogia de humanização dos conteúdos
abordados. Diante do exposto, esperamos contribuir para a formação inicial e
continuada de professores de Química, embora não seja esse o foco central do
projeto de pesquisa, a partir da apresentação do modelo de Problemas Cordiais,
visando à formação de cidadãos mais críticos, reflexivos e humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELA FERNANDES CAMPOS - UFRPE
Presidente - 049.741.594-10 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 04/05/2022 14:39
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