Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE MARIA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANE MARIA DE SANTANA
DATA : 06/05/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE RADIOATIVIDADE A PARTIR
DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM)


PALAVRAS-CHAVES:

análise multimídia, ensino de química, radioatividade.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Dentre os conteúdos químicos abordados em sala de aula, temos que a
Radioatividade além de ser algo distante do cotidiano dos alunos, representa também
uma sensação de perigo, visto que, o termo é constantemente relacionado a tragédias
e episódios negativos, cabendo ao professor desmistificar essas concepções. Com o
advento da internet e seu acesso, temos que as multimídias (vídeos, simulações) se
apresentam como recursos relevantes que podem ser utilizados nas aulas com o
intuito de diminuir a abstração de determinados conteúdos, auxiliando na
aprendizagem. Entretanto, vale ressaltar que, o professor deve realizar uma análise
prévia desses recursos com o intuito de verificar quais são as suas potencialidades
no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, o presente trabalho tem como
objetivo “Desmistificar a Radioatividade através de vídeos de divulgação científica
com seu contexto histórico e aplicações benéficas para a sociedade”. Para isso, o
trabalho será dividido em 3 etapas. Etapa 1: Será realizada uma busca por vídeos na
plataforma YouTube utilizando a palavra-chave “Radioatividade” e seguindo a
proposta feita por Silva (2015), que traz como critérios que o vídeo aborde o tema do
objeto de pesquisa, esteja em língua portuguesa e seja selecionado os vídeos com o
maior número de acessos. Etapa 2: Os vídeos selecionados serão analisados com
base na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) que foi estruturada por
Richard Mayer no ano de 2001, o qual propõe princípios que podem ser usados tanto
para análise, quanto para a construção de materiais, visando minimizar a presença de
objetos estranhos, levando em consideração o cognitivo dos alunos. Para isso serão
utilizados 7 dos 12 princípios estabelecidos por Mayer, são eles: coerência,
sinalização, redundância, continuidade temporal, modalidade, voz e imagem. Após a
seleção e a análise dos vídeos acredita-se que serão encontrados alguns desvios em
relação aos princípios propostos pela TCAM. Sendo assim, a parte final do trabalho
(Etapa 3) consistirá na elaboração de uma série de cerca de 4 vídeos (5-7 minutos),
abordando conceitos básicos da Radioatividade, contexto histórico e suas implicações
benéficas/maléficas a longo prazo. Tais produções serão disponibilizadas no canal do
Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas para o Ensino de Química - NIPPEQ
no YouTube.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1642123 - ANA PAULA DE SOUZA DE FREITAS
Presidente - 1048139 - FLAVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Notícia cadastrada em: 04/05/2022 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05