Saberes africanos e afrodiaspóricos para o ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da cidade de Agrestina-PE
formação docente; conhecimento matemático africano; ensino e aprendizagem da matemática; jogos africanos.
A tônica deste estudo, buscamos problematizar os processos de formações
continuadas de professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental, com foco nas questões concernentes às aprendizagens e
conhecimentos docentes para ensinar esta disciplina em uma perspectiva de
fortalecimento da Educação das Relações Étnico-raciais. Nesse sentido, nos
questionamos sobre quais os conhecimentos e compreensões dos Professores que
ensinam Matemática na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Agrestina,
do Estado de Pernambuco, sobre a perspectiva de uma Educação Matemática
Antirracista. Para isso, procuramos mapear a literatura sobre as epistemologias
africanas e afrodiaspóricas dos saberes matemáticos, analisar os jogos africanos e
afrodiaspóricos alinhados a uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática
sob uma perspectiva antirracista e, por fim, compreender os conhecimentos e
perspectivas desses professores por meio de uma formação continuada que envolva
o ensino da matemática articulado aos saberes afrodiaspóricos. Para oportunizar as
aprendizagens e dados para esta pesquisa, cada participante passará por uma
entrevista semiestruturada e dois encontros formativos sobre a temática. As leituras
que norteiam este trabalho são sobre a história da matemática, a chamada
etnomatemática, os saberes, os jogos e as abordagens de ensinos matemáticos
africanos e afrodiaspórico. Construímos um estado de conhecimentos sobre os
estudos matemáticos africanos e afrodiaspóricos contextualizando toda discussão a
partir das 21 dissertações e 5 teses encontradas. Na organização do corpus de
material da pesquisa, propomos utilizar as produções escritas pelos professores,
assim como as suas narrativas e os registros das atividades desenvolvidas. Vale
ressaltar que as entrevistas e os momentos formativos serão gravados em áudio
para análises posteriores. Nesse sentido, buscaremos conduzir as análises,
confrontando os dados oriundos de cada instrumento à luz do que preconiza a
literatura especializada e os aportes teóricos.