Sexualidade, deficiência e formação de professores: um estudo temático de teses e dissertações em programas de pós-graduação de educação no Brasil a partir do banco de dados da BDTD
Sexualidade; Deficiência; Formação de Professores; Modelo
Biopsicossocial; Educação Inclusiva
As inquietações presentes na contemporaneidade frente ao que evidencia um
olhar mais efetivo na direção das práticas e concepções dos professores e as
questões que se referem a debates sobre a sexualidade das pessoas com
deficiência provocou a investigação a partir de um problema de pesquisa ao nos
questionar a existência de uma fundamentação teórica robusta, analisando a
manifestação da sexualidade de pessoas com deficiência na escola a partir de
análises construídas em teses e dissertações, tomando nosso desejo de
identificar em nível de trabalhos de pós-graduação o encontro om possíveis
investigações que potencializem esse lugar de produção de conhecimento.
Diante deste aspecto, esta pesquisa teve como objetivo compreender, a partir
dos estudos de teses e dissertações, tendo em vista mapear e interpretar como
estes estudos desenvolvidos no Brasil apontam pistas para trabalhos sobre o
tema de nossa inquietação de pesquisa. A partir de uma abordagem qualitativa
de pesquisa, tomamos como metodologia a análise bibliográfica. Para chegar as
teses e dissertações, que para nós foram documentos importantes para
identificar contribuições de investigações faziam investidas na direção de
produção de conhecimentos sobe a temática pesquisada, definimos como lugar,
fonte de busca dos dados, a página da BDTD. Entre as diversas possibilidades
o levantamento apontou 5 (cinco) pesquisas que estabelecem relação com
nossa pergunta de pesquisa e objetivos de nossa investigação. Para melhor
entender o desenrolar da escrita desses trabalhos definidos, separamos a
análise em categorias de distribuição cronológica, região do Brasil e formação
dos autores, pelo tipo de pesquisa e pelas conclusões. Conseguiu-se identificar
que dentro do círculo dos estudantes com deficiência o tema da sexualidade
ainda é pouco falado pelos pais, por isso essa temática ainda reflete, por vezes
reforça, a ideia de tabu, desfiando a superação de pensamentos limitantes que
acabam por afirmar que a culpa é dos pais ou da escola, pois os mesmos
infantilizam o corpo tido como deficiente, carregado do preconceito que por sua
vez é reforçado pela sociedade em que vivem. As considerações destes estudos
apontam ainda a hegemonia no pensamento do modelo biomédico quando se
trata de pessoas com deficiência, o que pode estar levando ao impedimento do
desenvolvimento dos debates sobre as manifestações da sexualidade neste
público, apontando em outra direção quando precisamos de práticas e
concepções que são urgentes e podem ser ressignificadas a partir de modelos
social e biopsicossocial, fortalecendo seguir como referência à proposta da
educação inclusiva e seu fortalecimentos no espaço das escolas que reconhece
os corpos em sua diversa dignidade humana.