Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAELA MARIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICAELA MARIA DOS SANTOS
DATA : 26/04/2022
LOCAL: caa - de modo remoto por conta da pandemia de COVID
TÍTULO:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O USO DO
MATERIAL MANIPULÁVEL COM ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NOS ANOS

FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Prática pedagógica, Alunos surdos,
Materiais Manipuláveis.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo compreender as contribuições do uso
do material manipulável presente na prática pedagógica do professor de matemática
com alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental. A partir do estado da arte
foi possível identificar que ainda são poucos trabalhos que abordam esse tema, uma
possibilidade de desenvolver experiências pedagógicas com abertura criativa numa
direção inclusiva. Com isso faremos um estudo sobre a Educação Inclusiva (SILVA;
BAZANTE, 2021, PEREIRA, 2014) buscando problematizar os avanços e
dificuldades no processo e ensino e aprendizagem dos alunos surdos na sala de
aula regular, assim como os fatores que muitas vezes acabam acarretando na
negação dos processos que por vezes fortalecem exclusão desses alunos, seja pela
dificuldade que os professores de matemática, ainda, sentem em adaptar na prática
pedagógica propostas a parir de uma perspectiva diferenciada, ou até seja pela falta
de formação continuada com agendas teórico práticas. A pesquisa tem como
pergunta analisar, quais as contribuições que a utilização do material manipulável
traz para o ensino de matemática com alunos surdos incluídos em salas regulares a
partir da prática pedagógica do professor?, como objetivo geral compreender as
contribuições do uso do material manipulável presente na prática pedagógica do
professor de matemática com alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental
e os específicos: mapear as escolas de Caruaru que tem professores de matemática
com alunos surdos incluídos na sala de aula regular; identificar quais as práticas que
os professores de matemática utilizam para alunos surdos numa realidade de sala
de aula e analisar as contribuições do uso do material manipulável para a prática
pedagógica do professor de matemática com alunos surdos. Frente a essa
problemática, pergunta e objetivos desenhamos para caminho metodológico uma
abordagem qualitativa (AMADO, 2014; OLIVEIRA, 2014). de pesquisa, caracterizada
como exploratória e descritiva. Para coleta, produção, dos dados utilizaremos o
questionário, a observação em sala de aula e a entrevista semiestruturada. Para o
tratamento dos dados utilizaremos a o método de análise de conteúdo a partir de
Bardin (1977) e Franco (2005) com a categorização temática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UPE
Interno - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFCG
Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 20:54
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