TÍTULO: O PAPEL DA FAMÍLIA E DOS PROFESSORES NO ALTO NÍVEL DE MOBILIZAÇÃO NA RELAÇÃO AO SABER:
Um estudo com professores universitários doutores em matemática de origem popular
Relação ao Saber. Êxito escolar nas camadas populares. Papel da família e
dos professores.
O objetivo deste estudo foi investigar os respectivos papéis da família e dos docentes na
construção da relação ao saber de alunos de origem popular que obtiveram êxito nos estudos.
Apoiados pela metodologia da Narrativa Autorreflexiva Actancial reconstruimos a trajetória
de escolarização de dois alunos de famílias popular que tornaram-se doutores em Matemática
e professores universitários. A partir dos estudos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron,
conhecemos uma escola explicada a partir de dados estatísticos que exprimem uma
correlação entre origem social e desempenho escolar. Posto de outro modo, filhos de famílias
de classe média e alta teriam maior probabilidade de obter êxito nos estudos escolares
enquanto filhos de famílias de origem popular teriam o fracasso como resultado mais
provável. Bernard Charlot reconhece a pertinência da correlação, mas refuta que a mesma
seja determinística, explicando que não há uma causalidade entre a origem e o desempenho
escolar. A hipótese apresentada por Charlot é de que o aproveitamento escolar depende da
relação do aluno com o saber e com a escola: quanto mais essa relação faz sentido, maior
mobilização para a aprendizagem terá o sujeito. Ante este cenário, buscamos identificar as
dinâmicas e os processos das redes de relações com familiares e professores que favoreceram
a construção do sentido e da mobilização à/na escola, no caso de dois estudantes de origem
popular, que alcançaram êxito e ascensão social a partir dos estudos. Estes casos não
invalidam a observação macrossociológica de Bourdieu e Passeron, mas suscitam que a
relação ao saber científico pode ser, não apenas singular e intransferível, como anuncia
Charlot, mas uma construção dinâmica, a partir de interações sociais e atividades intelectuais
e escolares, impulsionadas pelas famílias e pelos professores.