Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Webconferência

FUNÇÃO CONTÍNUA:Um estudo da transformação entre representações semióticas por meio da argumentação

Aprendizagem. TRRS. Continuidade. Gráfico. Álgebra. Línguagem natural.

Este trabalho tem como objetivo mapear e analisar as estratégias e justificativas matemáticas utilizadas por licenciandos em matemática do 8º período ao se deparar com situações que envolvam o estudo das funções contínuas. O estudo terá como fundamentação a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) onde serão discutidos os aspectos importantes dos tipos de representações, tratamentos e conversão ao se estudar função contínua. Esses aspectos serão analisados tomando como base a mobilização dos conhecimentos a partir do processo argumentativo dos licenciandos. Serão discutidos nesta etapa da pesquisa, trabalhos feitos que abordam a utilização da argumentação para promoção do conhecimento matemático, trabalhos que envolvam o estudo de funções contínuas e/ou TRRS e/ou utilização/importância do processo argumentativo dos estudantes. Quanto à metodologia da pesquisa, será elaborada uma situação envolvendo função contínua que será aplicada com um grupo entre cinco e dez estudantes de um IFES, no 8º período. Após a resolução da situação, os estudantes serão desafiados a produzir um vídeo explicando a um colega como resolver a situação, de forma que o aluno possa entender cada passo. Após as devidas explicações dadas no vídeo, haverá um momento de discussão/questionamentos suscitando outras possibilidades de resolução a partir de outros registros de representação. Será realizado um estudo piloto com dois estudantes a fim de identificar possíveis limitações e/ou possibilidades da utilização da situação. Os argumentos e contra-argumentos dos estudantes serão analisados com base na TRRS e na argumentação, verificando como as representações foram utilizadas nos argumentos e os principais elementos argumentativos mobilizados para justificar seus resultados, principalmente quanto ao apoio desses nos diferentes registros de representações semióticas.

Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interna - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO