Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE TATIANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE TATIANO DA SILVA
DATA : 12/04/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

O JOGO DIGITAL RADIO LAB COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE RADIOATIVIDADE: UM ESTUDO A

PARTIR DA IMAGINAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo Digital; Ensino de Ciências; Imaginação; Psicologia Cultural Semiótica;
Radioatividade.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Diante da atual tendência educacional marcada pela utilização da tecnologia, acreditamos que
os jogos digitais são recursos que podem promover uma interação entre os estudantes e o objeto
de aprendizagem. Como o jogo é considerado como instrumento cultural, adotamos a Teoria
Histórico-Cultural porque além de oferecer elementos importantes para pensarmos o lúdico em
sala de aula e seu papel na aprendizagem de conceitos científicos, delimita na vida humana as
funções psicológicas superiores como fundamentais no desenvolvimento do ser humano, com
ênfase na linguagem nesse processo. Com efeito, os processos imaginativos têm importância
central no estabelecimento de nossas relações com o mundo exterior, isso porque considera a
imaginação como uma função mental superior primordial que possibilita a elaboração de
significados através dos signos linguísticos e icônicos, o que vai de encontro com a Psicologia
Cultural Semiótica. É com base nesses pressupostos que este estudo tem como o objetivo
analisar o processo de construção de significados do conteúdo de Radioatividade por meio da
mediação do jogo digital Radio Lab a partir do papel da imaginação. No que tange o percurso
metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Assim, os
procedimentos estão voltados para análises de estudo de caso, que é um método específico de
pesquisa de campo. Quanto aos participantes, a pesquisa será direcionada para um grupo de 10
estudantes matriculados no 2° ano do Ensino Médio da escola pública da rede estadual de
Pernambuco. Para a coleta de dados, os estudantes participaram de uma oficina sobre
radioatividade, a qual será constituída por uma aula expositiva dialogada e por conseguinte
aplicação do jogo digital Radio Lab, sendo registrados esses momentos em áudio, vídeo e
fotografias durante todo percurso. A análise de dados ocorrerá através de um processo dinâmico
de classificação dos signos icônicos e simbólicos, segundo Peirce, presentes no jogo digital
Radio Lab que podem mediar o processo de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 928.405.661-68 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI - UnB
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 10:18
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