ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE
QUÍMICA APROVADOS NO PNLD 2018 EM ESCOLAS PÚBLICAS DO
AGRESTE-PERNAMBUCO
Aprendizagem Baseada em Problemas; Livro didático; Ensino
de Química.
Este estudo buscou investigar se os livros selecionados pelo PNLD 2018 trazem
atividades baseadas na resolução de problemas e quais as contribuições e
limitações desse recurso para a inserção da Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) no ensino de Química em Escolas Públicas estaduais da cidade de Bonito-
PE. Dessa forma, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo
caracterizada como uma pesquisa descritiva, visto que, procuramos descrever como
a Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo abordada nos livros didáticos a
partir de uma pesquisa bibliográfica. Para coleta inicial dos dados foi realizada uma
análise do Guia do Livro Didático 2018 e dos livros selecionados pelas escolas com
o objetivo de analisar as contribuições ou limitações para o emprego da ABP a partir
desse recurso. Os dados foram analisados de acordo com as concepções de Bardin.
Assim, observou-se que das seis coleções presentes no Guia do Livro Didático –
2018 apenas três (CQ2, CQ3 e CQ6) traziam abordagens voltadas para a inserção
da ABP. Referente as coleções selecionadas pelas escolas de Bonito-PE (CQ1 e
CQ5) observamos que mesmo não trazendo aspectos da ABP em suas sínteses no
Guia, foi possível constatar problemas que poderiam ser utilizados na inserção da
ABP. Os resultados indicam a necessidade de livros didáticos que favoreçam a
inserção da ABP através de problemas e metodologias que promovam o aluno
protagonista da aprendizagem, como também que constem nestes livros orientações
específicas sobre os procedimentos de aplicação.