A INFLUÊNCIA DO CONTRATO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE: uma
análise das relações frente ao saber resolução e elaboração de problemas
envolvendo equações polinomiais do primeiro grau
Contrato didático, Equação polinomial do primeiro grau,
Resolução e elaboração de problemas, Prática docente.
Nesta pesquisa o objetivo principal será de analisar as relações contratuais entre o
professor e os alunos frente ao saber resolução e elaboração de problemas
envolvendo equações polinomiais do primeiro grau, em especial a influência do
contrato didático na prática docente no ensino deste saber. Como referencial teórico
será utilizada a noção de Contrato Didático, que foi teorizado e desenvolvido na
França, inicialmente por Guy Brousseau. A discussão a respeito da resolução e
elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do primeiro grau, a partir
do referencial teórico e dos resultados da pesquisa, possivelmente trará importantes
reflexões a respeito do ensino do conteúdo algébrico. A metodologia se constitui de
uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e enfoque no trabalho docente,
visto que é o professor que planeja as situações e propõe as regras do jogo didático.
Os participantes da pesquisa serão o professor e seus respectivos alunos de uma
turma do 7o ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de
Pesqueira - PE. Para a análise serão discutidas e apresentadas a partir da utilização
de entrevista semiestruturada com o professor da turma, antes e após a observação
das aulas referentes ao conteúdo, bem como os registros feitos em diário de campo
durante a observação não participante, para que assim os objetivos elencados sejam
contemplados.