HISTÓRIA ORAL DE VIDA NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: possíveis implicações para o engajamento docente
Engajamento Docente. História Oral. Formação Continuada
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a influência da formação continuada, oferecida pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP), para o engajamento docente por meio das vozes de professores e professoras. Para atingir o objetivo proposto, a História Oral (temática) será utilizada como metodologia de investigação e coleta de dados e os depoimentos de professores e professoras de Matemática que realizaram sua formação continuada em tempos históricos das trajetórias nas Formações Continuadas em Matemática nomeadas de Itinerantes e in loco da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP), 2008-2022 em 14 anos de ações serão registrados. Os relatos dos protagonistas da pesquisa revelarão os rumos do engajamento docente com a sabedoria de quem fez parte dessa história. A análise será fundamentada nos diálogos estabelecidos com os teóricos, sobretudo Schaufeli, Garnica, Charlot, Schön, Pimenta, entre outros que dará sustentação a teoria e a prática narrada pelos sujeitos da pesquisa.