Banca de DEFESA: TAYNARA VIEIRA DE MELO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYNARA VIEIRA DE MELO SILVA
DATA : 15/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

FUNÇÕES INIBIDORAS E PROMOTORAS DE SIGNOS NO PROCESSO DE
ELABORAÇÃO DE UMA AULA SOBRE O CONCEITO DE ELEMENTO QUÍMICO

POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Construção de Significados. Equifinalidade. Bifurcação


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Este estudo se propõe a investigar como estudantes de um curso de Licenciatura em
Química mobilizam conhecimentos para elaboração de uma aula remota sobre o
conceito de elemento químico a partir do papel mediador e regulador dos signos sendo
estes símbolo, ícone e índice. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um
processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias:
ícones, índices e símbolos. Assim, investigamos com um grupo de quatro estudantes
elaborou uma aula de forma remota pelo Google Meet. A presente pesquisa teve uma
metodologia de natureza qualitativa, que investigamos como os participantes
manipulavam determinados tipos de signos, os quais agiram como inibidores ou
promotores no processo de elaboração de uma aula. A pesquisa passou por quatro
etapas na coleta de dados: 1) Registro em vídeo de uma intervenção síncrona pelo
Google Meet sobre o conceito de elemento químico; 2) Proposição de um ambiente
virtual no GoogleClass montado pelos estudantes que ficaram responsáveis em
elaborar uma aula sobre o conteúdo de elemento químico e da elaboração, por parte
dos participantes organizados em um grupo de 4 alunos, de uma aula no ambiente
virtual do Google Classroom; 3) Acompanhamento com registro em vídeo de uma
intervenção síncrona, ministrada pelos participantes, a partir do Google Meet sobre o
conteúdo de elemento químico e por último, na etapa 4) Realizamos uma entrevista
semiestruturada com os participantes sobre o processo de elaboração do momento
síncrono que eles ministraram, bem como sobre a elaboração das atividades no
ambiente virtual do Google Classroom. Na análise, a partir do TEM (Modelo de
Equifinalidade e Trajetórias) traçamos uma mini trajetória do caminho de mobilização
de significados, em que identificamos os pontos de bifurcação e a função dos signos
em cada momento de tensão como promotor ou inibidor no processo de elaboração
da aula pelos participantes. A partir dos dados analisados, identificamos tanto signos
que agiram como mediadores, como também reguladores para a construção da aula
remota, estes foram utilizados na construção de significados sobre o conteúdo de
elemento químico, os três tipos de signos classificados de acordo com Pierce, como
ícone, índice e símbolo, surgiram em todo momento da aula. Destacamos que os
participantes manusearam com mais frequência signos que agiram como mediadores,
logo concluímos que a presente pesquisa alcançou os objetivos traçados, ao se
analisar pelo ponto de vista da Psicologia Cultural Semiótica o processo de

mobilização de significados sobre o conceito de elemento químico através da
mediação e regulação de signos para elaboração de uma aula remota.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Interno - 049.741.594-10 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externa à Instituição - TATIANA ALVES DE MELO VALÉRIO - IFPE
Notícia cadastrada em: 11/03/2022 17:44
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