Banca de QUALIFICAÇÃO: ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES
DATA : 11/03/2022
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste de modo remoto utilizando o Google Meet
TÍTULO:

Instrumento de Análise de Autorregulação da Aprendizagem no Ensino de Ciências


PALAVRAS-CHAVES:

Autorregulação da Aprendizagem; Cognição; Estratégias; Metacognição; Resolução de Problemas


PÁGINAS: 24
RESUMO:

Ao longo das últimas décadas, encontra-se na literatura, inúmeras investigações sobre a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) e parte dessas pesquisas tem foco no âmbito educacional. Esses instrumentos ARA, de modo geral, procuram compreender comportamentos, sentimentos, pensamentos e ações do escopo geral da vida acadêmica. Investigações também apontam uma fragilidade de estudantes universitários no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas do ponto de vista cognitivo e metacognitivo. Além disso, constata-se que há poucos questionários comportamentais que contemplam as estratégias ARA na resolução de problemas na área das Ciências da Natureza. Observando as lacunas apresentadas, foca-se em uma problemática, que está vinculada aos componentes estratégicos que são utilizados por estudantes universitários nos processos de análise de estratégias de resolução de problemas em Ciências. Assim, objetiva-se desenvolver e validar um questionário comportamental, a fim de analisar os processos e estratégias autorregulatórias para resolução de problemas em Ciências. A pesquisa será realizada com professores e alunos dos cursos que abrangem os cursos das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa se divide em duas fases. Na primeira fase, mediante aplicação de um questionário, buscará identificar e analisar as estratégias cognitivas, metacognitivas, comportamentais, motivacionais e de autoavaliação na resolução de problemas em ciências da natureza dos estudantes participantes. Após essa análise, inicia-se a segunda fase, que consiste na análise de especialistas em autorregulação que trabalham com o ensino de ciências da natureza e, portanto, conhecem o âmbito da resolução de problemas. Após essas etapa, espera-se validar o questionário comportamental, que será o instrumento de análise ARA para resolução de problemas em Ciências da Natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Interno - 060.503.904-60 - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Externa à Instituição - RONISE RIBEIRO CORRÊA
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 11:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06