ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM MAKER, LUGAR DE CRIATIVIDADE E TERRITÓRIOS INTELIGENTES: um estudo com estudantes de escolas públicas municipais na Microrregião do Médio Capibaribe
Territórios Inteligentes, Ensino de Ciências, Aprendizagem Maker
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a influência de ações da aprendizagem maker, no entendimento de aspectos para o fomento de territórios inteligentes, com estudantes dos quintos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino. Apresenta uma abordagem qualitativa, com pesquisa do tipo aplicada e descritiva. A pesquisa será realizada em duas escolas do município de Feira Nova, município conhecido por sua produção de farinha de mandioca, localizado na mesorregião do Agreste Pernambucano, na Microrregião do Médio Capibaribe. Participarão da pesquisa 20 estudantes matriculados nas referidas escolas, dos Anos Iniciais do Fundamental. Para responder aos procedimentos metodológicos, iremos utilizar da observação participativa, imagens, vídeos 360º VR, documentos, livros cartoneiros, códigos computacionais, autômatos, vídeos produzidos por alunos e professores em nossos encontros, entrevistas e demais atividades desenvolvidas pelos participantes.