Banca de QUALIFICAÇÃO: MARY DE MELO TEIXEIRA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARY DE MELO TEIXEIRA MONTEIRO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

ÉTICA E DOCÊNCIA NA PÓS-MODERNIDADE: Relações entre o cuidado de si e a

prática dos docentes de matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática, Docência, Pós-modernidade, Cartografia, Multiplicidade, Ética.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Dialogando com a Filosofia da Diferença, a presente pesquisa emerge, a partir de um
contexto sociopolítico pós-moderno, em que se entrelaçam poder, saber e subjetivação. Nessa
conjuntura, poder e saber se fortalecem mutuamente produzindo subjetividades, neste caso
nos docentes de matemática; fato este, que impulsiona investigar relações entre tais processos
de subjetivação e a ética do cuidado de si na perspectiva foucaultiana. O ensino de
matemática, além de marcado por relações históricas, discursivas e políticas desafiadoras,

apresenta desafios contemporâneos que tem influenciado a prática docente. A tríade pós-
moderna: globalização, neoliberalismo e gerencialismo, têm atuado, enquanto cultura,

mercado e política, legitimando para o campo educacional, uma lógica racional, conflitante
com o ato educativo, sobretudo perante um contexto com efeitos de um ensino remoto. A
padronização e o controle, como fenômenos derivados da atual conjuntura política,
estabelecem tensões com a multiplicidade que envolve a docência e a constituição ética do
sujeito, consoante os autores Bauman, Deleuze Foucault, Gallo, Queiroz e Rolnik. Diante
disto, objetiva-se relacionar a ética do cuidado de si, ao exercício dos docentes de matemática,
num contexto de padronização e controle, pós ensino remoto. Para isso, far-se-á pesquisa
qualitativa, apropriando-se do método da cartografia das subjetividades humanas para
descrever, narrar e mapear linhas de força e de resistências docentes, estabelecendo relações
com a ética do cuidado de si. Far-se-á necessário que a pesquisadora nutra-se e acompanhe
movimentos para produção de territórios. Assim, ao tempo que continuará com o
aprofundamento teórico, a pesquisa ocorrerá em campo de duas escolas públicas do estado de
Pernambuco, através de encontros para entrevistas, com oito professores de Matemática, para
produção de mapas narrativos (desenhos e narrativas) como possibilidade de expressar
afetações, a partir dos confrontos: Educação menor x Educação maior. Necessidades docentes
x Orientações formativas. Autonomia docente x cumprimento de metas. Ensino virtual:
expectativa x realidade. Os desenhos e as narrativas serão cuidadosamente revistos e
comporão a pesquisa aquelas produções que mais agenciarem a pesquisadora à luz do objeto
pesquisado, destacando-se a importância da sensibilidade, do corpo vibrátil para descrever
linhas presentes na docência em matemática perante o emaranhado pós-moderno passível de
inibir, moldar, prender, cansar, limitar o seu devir.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANO MOTA PARENTE - UEM
Externa à Instituição - MICHELA TUCHAPESK DA SILVA - USP
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 13:33
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