CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE
QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Química, Gerações da
Avaliação.
Essa pesquisa teve a seguinte inquietação: De que forma os professores de Química
organizam o processo avaliativo e quais são as relações existentes entre suas
concepções de Avaliação e a perspectiva da Avaliação da Experiência? E hipótese
inicial: os professores de Química organizam seu processo avaliativo de acordo com
suas concepções,construídas durante sua vida estudantil e essas concepções sobre
Avaliação apresentam aspectos relacionados às Primeiras Gerações da Avaliação,
distanciando-se da perspectiva de Quarta Geração da Avaliação da Experiência,
devido às lacunas na sua formação docente. Para responder a pergunta de
pesquisa, teve o objetivo geral de Analisar as relações existentes entre as
concepções de Avaliação de professores de Química, sua formação docente e a
perspectiva de Quarta Geração da Avaliação da Experiência. E os seguintes
objetivos específicos: (i) Identificar os principais elementos considerados pelos
professores de Química no processo avaliativo e as correlações entre eles; (ii)
Compreender as concepções de Avaliação da Aprendizagem dos professores de
Química e suas relações com as Gerações da Avaliação; (iii) Identificar possíveis
relações entre as concepções e práticas avaliativas dos professores e a sua
formação inicial; (iv) Analisar o processo avaliativo, organizado pelos professores de
Química, e suas aproximações e distanciamentos com os pressupostos e
princípios da Avaliação da Experiência. Diante disso, foi realizado um estudo de
caso múltiplo, de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo
explicativa, em três escolas da Rede Pública do estado de Pernambuco, com 3
professores de Química do Ensino Médio, que ministram aulas no 1o, 2o e 3o Anos.
As análises dos dados foram feitas a partir das Gerações da Avaliação (GUBA;
LINCOLN, 1989) e da Avaliação da Experiência (VIANA, 2014). Ao final da pesquisa,
observamos que os professores apresentam concepções acerca da avaliação
construídas a partir de suas experiências, pois não tiveram em sua formação
discussões aprofundadas sobre o tema. Observamos também que o sistema
educativo dificulta o processo avaliativo, no sentido de não dar liberdade aos
professores para fazer diferente das práticas conservadoras. Foi observada a
angustia dos professores nesse sentido. Ressalta-se, então, a necessidade de mais
discussões acerca das novas perspectivas da avaliação, nos cursos de formação de
professores para que o processo avaliativo, no chão da escola, não seja uma
reprodução ou improviso.