Banca de DEFESA: JOSIVANIA NAIR DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIVANIA NAIR DE SOUZA
DATA : 17/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS E PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DA
RELAÇÃO AO SABER DE DOCENTES DE ORIGEM POPULAR: análise de
narrativas de professores de matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Relação ao Saber; Sociologia do Êxito Improvável; Narrativas
Autorreflexivas Actanciais; Resiliência; Papel dos Pais e Professores na mobilização de seus
filhos/alunos.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

O presente estudo objetivou investigar como docentes de origem popular descrevem as
contribuições respectivas de seus pais e professores na construção de sua relação ao saber e na
mobilização à aprendizagem do saber matemático. Para alcançar os objetivos recorremos ao
formato alternativo de dissertação, o multipaper. Que nos permitiu estruturar a pesquisa em três
artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, contudo
complementares entre si. O primeiro artigo dessa dissertação é uma pesquisa exploratória
desenvolvida a partir do Mapeamento em Pesquisa Educacional (horizontal e vertical), nesse
ensaio buscou-se analisar como as definições da noção de relação ao saber de Bernard Charlot
foram utilizadas em teses e dissertações no contexto do Ensino de Matemática. No estudo,
notamos uma fragilidade no trato da relação ao saber, especificamente no que diz respeito a
identificar o que os próprios autores entendem por relação ao saber. As definições são
apresentadas de formas genéricas e com pouco espaço para atualizações. O segundo e o terceiro
artigos dessa dissertação são pesquisas empíricas cujo a metodologia utilizada é o estudo de
caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas, para investigar o
êxito de alunos de origem popular e que tomou como base o modelo semiótico de A. J. Greimas.
O segundo artigo traz uma narrativa autobiográfica de um dos autores da dissertação, o artigo
busca compreender como uma menina criada na roça, filha de pais semianalfabetos, que
trabalhou como feirante dos sete aos vinte e três anos, tornou-se professora de Matemática.
Desse estudo, pudemos verificar que o êxito de alunos de origem popular tem a ver com a
maneira que eles internalizam certas situações traumáticas vivenciadas e com o tipo de o apoio
que receberam e que lhe permitiram ser resilientes. O terceiro artigo aprofunda o estudo
realizado no segundo artigo através do estudo de caso de três professores de Matemática de
origem popular. A pesquisa objetivou analisar como matemáticos de origem popular descrevem
a contribuição de seus pais e professores na sua mobilização pelo saber matemático, através das
relações de sentido e de valor atribuídos a escola e/ou ao Saber escolar. Desse estudo, inferimos
que os participantes de pesquisa descrevem que os seus pais contribuíram na mobilização pelo
saber incentivando-os a irem a escola e apontando que estudar seria o melhor caminho para que
eles se tornassem “alguém na vida” ou estimulando-os para que pudessem alcançar
independência financeira. Enquanto isso, os professores citados pelos participantes
contribuíram mostrando o sentido e o valor dos conteúdos ensinados, elevando o nível de
mobilização ao saber de seus alunos e lhes propondo uma aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Interno - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - SOLEDAD VERCELINO
Externa à Instituição - VALERIA MARIA DE LIMA BORBA - UFCG
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 12:03
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