A CONTRIBUIÇÃO DA POSTURA RESILIENTE NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME
DE BURNOUT EM DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Ciências. Matemática. Síndrome de Burnout. Resiliência.
Desde os primeiros registros da profissão docente até os dias de hoje, há
dificuldades e desafios a serem superados para que o ensino e a aprendizagem
ocorram, como: baixos salários, superlotação nas salas de aula, violência e
matofobia. Esses fatores, somados a características individuais, podem levar a
situações de estresse e até de adoecimento. Uma das síndromes que podem
acometer os professores, nesse contexto, é a Síndrome de Burnout. Uma das
formas de evitá-la é através do fortalecimento da Resiliência. Baseando-se nisso,
esse trabalho teve como objetivo investigar como a postura resiliente pode auxiliar
na prevenção da Síndrome de Burnout em professores de Ciências e Matemática.
Para isso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário
de informações pessoais; um sobre Síndrome de Burnout e outro sobre resiliência.
Como resultados, obtivemos que os 20 professores da nossa amostra
apresentaram, em relação às dimensões da Síndrome de Burnout, baixos índices de
Exaustão Emocional e de Despersonalização, porém valores um pouco mais
elevados em relação à Diminuição da realização profissional. Em relação à
Síndrome de Burnout, 65% dos professores se encontravam em “Possibilidade de
desenvolver o Burnout”, 20% na “Fase inicial do Burnout” e 15% não apresentaram
“Nenhum indício de Burnout”. Sobre o perfil resiliente, constatamos que 50% dos
professores apresentaram Resiliência Média-Alta, 40% Resiliência Alta e 10%
Resiliência Média-Baixa. E, por fim, não foi encontrada relação direta entre as
variáveis selecionadas (sexo, tempo de exercício da profissão dos participantes e
idade) e as pontuações de Síndrome de Burnout e de Resiliência dos participantes.
Esses resultados podem ser considerados positivos, pois nenhum professor se
encontrava em uma etapa avançada da Síndrome, ao mesmo tempo em que a
maioria apresentava Resiliência Média-Alta. Sugerimos a intensificação nos estudos
sobre a temática, preferencialmente pesquisas longitudinais, mais aprofundadas e
com um público mais abrangente, pois seus números ainda são bastante reduzidos.
Por fim, podemos considerar que nossa dissertação contribuiu em termos
profissionais, ao mostrar a realidade da nossa amostra, e também humanos, ao
alertar que a docência não está relacionada apenas ao processo de ensino e
aprendizagem, mas também à atenção e ao cuidado com a saúde dos professores.