EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS BASEADAS EM
PROJETOS PRIORIZANDO OS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS DA
COMUNIDADE LOCAL
Educação Ambiental. Contexto Local. Pedagogia de Projetos.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a dinâmica da escola em
relação à problemática ambiental vivenciada pela comunidade local, promovendo
intervenções a fim de contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico da
comunidade da cidade de Vertente do Lério. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do
tipo pesquisa-participante. Para coleta de dados utilizou-se análise documental
através do Projeto Político-Pedagógico (PPP), a entrevistas semiestruturadas e uma
intervenção didática com a realização de uma oficina pedagógica, possibilitando a
construção de um produto educacional. Para análise dos dados, utilizou-se a
metodologia segundo Bardin. Os resultados construídos apontam que as práticas
educativas desenvolvidas pela escola não estão condizentes com a Educação
Ambiental (EA) dentro de uma perspectiva crítica/emacipatória, além de serem
trabalhadas de forma descontinuadas e casualmente. Geralmente associada a datas
comemorativas ou quando é de interesse de alguns professores das áreas de
conhecimentos afins, sendo ancoradas principalmente em uma perspectiva
tradicional, revelada através das concepções dos professores e gestora que
segundo as entrevistas, demonstraram uma visão predominantemente
naturalista/antropocêntrica de Meio Ambiente. Os conflitos ambientais do contexto
local são pouco percebidos pelos professores e consequentemente, pouco
explorados em suas práticas pedagógicas. O currículo foi apontado como principal
desafio na abordagem da temática. O Projeto Político Pedagógico (PPP) não
apresenta as ações pedagógicas desenvolvidas pela escola, demonstrando uma
desarticulação com as práticas pedagógicas ministradas pelos professores. Diante
dos resultados, pode-se concluir que a abordagem da EA na escola está
acontecendo em desacordo com os documentos oficiais, a exemplo da Constituição
Federal, Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/99 e os PCNs. Por
fim, a vivência da oficina possibilitou uma importante reflexão a cerca da vivência
local, promovendo estimulo à criatividade através das possibilidades para realização
da prática ambiental no cotidiano escolar, através da relação entre a temática
ambiental e o currículo escolar, resultando assim na elaboração da Cartilha
Pedagógica com participação ativa dos professores.