UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O CONCEITO DE CALOR NA
PERSPECTIVA DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS
Perfil Conceitual, Atividades Experimentais, Calor
Segundo a teoria dos perfis conceituais um único conceito pode ser
compreendido a partir de diferentes modos de pensar e expresso em diversas formas
de falar, a depender do contexto e situação. Esses diferentes modos de pensar são
organizados em zonas, a partir de compromissos epistemológicos, ontológicos e
axiológicos. Ainda segundo essa teoria, a aprendizagem acontece a partir de duas
dimensões, uma cognitiva, que diz respeito à constituição de novas zonas, e outra
metacognitiva, que se relaciona com a tomada de consciência dos estudantes acerca
da polissemia do conceito. Considerando a natureza polissêmica do conceito de calor
e as ideias que constituem a teoria dos perfis conceituais, tivemos como objetivo geral
do nosso trabalho analisar a aprendizagem do conceito de calor, a partir da dimensão
da aprendizagem da teoria dos perfis conceituais, mediante a utilização de atividades
experimentais em sala de aula. Acreditamos que o uso de atividades experimentais
pode ser um bom caminho de possibilidades para interações discursivas entre
professor e estudantes, contribuindo para o processo de tomada de consciência dos
diferentes modos de pensar o conceito de calor e construção de novos significados.
Partindo de uma série de cinco experimentos que foram propostos para o ensino de
química, com base no perfil conceitual de calor, todos adaptados e testados
anteriormente, em um trabalho de monografia, aplicamos os experimentos em uma
turma do 3º ano do Ensino Médio, identificamos e analisamos os processos de tomada
de consciência, enriquecimento do perfil conceitual de calor, discurso hibrido das
diferentes, além de observar a construção de significados em sala de aula. Assim,
justificamos a coleta de dados a partir da intervenção pela possibilidade de
observação, em uma escala de tempo micro. Para a análise dos dados , selecionamos
recortes nas transcrições em busca de indícios de novos significados construídos
(enriquecimento do perfil), emergência das zonas do perfil conceitual, discurso hibrido
e tomada de consciência em um nível microgenético Concluímos que o uso de
atividades experimentais pode levar ao debate e reflexão sobre os diversos modos de
pensar o conceito de calor, e assim atuar de forma positiva no processo de ensino e
aprendizagem, possibilitando aos estudantes uma compreensão mais ampla acerca
dos conceitos científicos.