Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE SANTANA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DE SANTANA SILVA
DATA : 02/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UFPE-através de meio remoto devido à COVID19
TÍTULO:

ADENTRANDO O TERRITÓRIO DO PROFESSOR: Um delinear acerca das Marcas e
seus reflexos sobre alguns Professores de Matemática da educação básica


PALAVRAS-CHAVES:

: Cartografia. Marcas. Devir. Filosofia da Diferença. Professor de Matemática


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O presente trabalho por meio da Filosofia da Diferença, busca adentrar no Dispositivo sala de
aula de Matemática para conhecer algumas Marcas e linhas de Subjetivações de quatro
Professores de Matemática da educação básica. Posto isto, conhecer os territórios existenciais
do Devir Professor. O mergulho por suas trajetórias gerou entrelaçamentos entre Dispositivos,
Mundo Líquido, Sociedade de Controle, Experiências, Subjetivações, Desejos, Agenciamentos,
bem como as Marcas que constituem esses Professores, possibilitando conhecer a pluralidade
da atual sala de aula de Matemática. Tendo como pergunta de pesquisa: Como as Marcas e
Experiências vivenciadas no decorrer da construção Docente podem ser refletidas em suas
ações no Dispositivo sala de aula? Desta maneira, objetiva-se investigar as diferentes formas
que as Marcas perpassam o Devir Docente e como refletem nas ações do Professor em sala de
aula. Buscamos observar se esses Professores replicam tais Marcas ou se a refutam. Todo esse
percurso nos levaram a escolha da cartografia existencial como método de pesquisa, pois a
mesma propõe o acompanhamento de processos, permitindo assim o caminhar junto ao
movimento da pesquisa. Quando cartografamos os quatros Professores realizamos conexões
com seus territórios existenciais através da produção de mapas narrativos, entrevistas,
conversas, diário de campo, entre anotações diversas. Este estudo nos proporciona uma
aproximação a algumas de suas Marcas pulsantes, a observar o caminho percorrido pelos
Docentes até o momento. Sendo eles sujeitos inacabados, persistentes e sobretudo sonhadores,
que acreditam na educação como o melhor caminho para mudar o mundo. Conclui-se que as
Marcas e Subjetivações apresentadas pelos Docentes são reflexos das ações produzidas pelos
seus Professores de Matemática no ensino básico/ graduação, no entanto, estes conseguem
filtrar as Marcas, e com isso algumas são evitadas e outras são reproduzidas. É percebido ainda
que além de serem constituídos por Marcas eles se identificam a partir de Dispositivos, vale
destacar também as pluralidades expressadas na sala de aula e como elas são refletidas e o
quanto perduram.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2944503 - GIRLEIDE TORRES LEMOS
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa à Instituição - TÁSSIA FERREIRA TÁRTARO - IFSP
Notícia cadastrada em: 22/11/2021 14:05
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