Banca de DEFESA: DIÓGILI VICENTE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIÓGILI VICENTE DA SILVA
DATA : 24/11/2021
HORA: 10:00
LOCAL: UFPE-através de meio remoto devido à COVID19
TÍTULO:

PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COM OS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE EPISTÊMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Significados Probabilísticos. Idoneidade Epistêmica. Ensino e Aprendizagem de Probabilidade


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Um ponto relevante em nossa proposta de estudo se dá pelo fato de que o livro
didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao trabalho do professor e esse
recurso reflete no ensino do conteúdo que está sendo trabalhado. Em nosso
trabalho, abordaremos como os conceitos probabilísticos são discutidos nos livros
didáticos voltados ao Ensino Fundamental anos finais. Neste estudo tivemos como
objetivo analisar à luz dos indicadores de idoneidade epistêmica as abordagens do
ensino da Probabilidade em coleções de livros didáticos nos anos finais do ensino
fundamental. Como marco teórico assumimos a Teoria da Idoneidade Didática
subjacente ao modelo teórico do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da
Instrução Matemática – EOS. Metodologicamente, selecionamos três coleções de
livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental anos finais (6º ano ao 9º
ano), na qual mapeamos as atividades de Probabilidade trazidas pelos livros, e a
partir disso a análise destas atividades se deu por meio dos indicadores de
Idoneidade Epistêmica, tais como contextos e linguagens, considerando inclusive os
diferentes significados deste conceito. Analisamos 160 atividades das referidas
coleções. Com a produção e análise de dados, notamos que, de maneira geral,
concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam em
sua maioria o significado clássico em 86, 25% do total das 160 atividades mapeadas
e assim os demais significados são pouco explorados. Em relação ao contexto e a
linguagem abordada nessas atividades, percebemos que a maioria das atividades
abordam contextos de “jogos de sorte/ azar” não explorando situações do cotidiano,
tais como: saúde, questões financeiras, tomadas de decisão articulado com dados
estatísticos. Com relação a linguagem, podemos analisar que a uma grande
utilização de uma linguagem verbal-simbólica nas atividades, na qual a utilização de
uma linguagem gráfica e tabular é muito pouco utilizada. Portanto, chegamos a
conclusão que as coleções analisadas não contemplam de forma satisfatória o
trabalho com a probabilidade em relação ao diferentes significados deste conceito,
sua linguagem e seus contextos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externo à Instituição - THIAGO PORTO DE ALMEIDA FREITAS - OUTRA
Notícia cadastrada em: 22/11/2021 09:07
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