O ESTUDO DO ERRO: Contribuições do Modelo de Análise Didática do Erro no
processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
Estudo do erro. Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem.
Avaliação da Aprendizagem.
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições do estudo do erro no
processo de ensino e aprendizagem de Matemática que professores mestrandos
realizam ao utilizar o Modelo de Análise Didática dos Erros proposto por Torre
(2007). Para tanto, optamos por apresentar reflexões sobre o que é a avaliação, na
perspectiva da formação e suas limitações, sobre o trabalho que pode ser realizado
diante do estudo do erro, utilizando-o como estratégia de mudança. Ainda em nosso
referencial teórico contemplamos o Modelo de Análise Didática do Erro (MADE),
proposto por Torre (2007), que busca contribuir no processo de ensino e
aprendizagem, utilizando o erro como ferramenta didática. Nosso estudo de cunho
qualitativo foi realizado com quatro professores de matemática e mestrandos do
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).
A pesquisa aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste
de forma remota seguindo a Resolução CEPE/UFPE nº 08/2020, que regulamenta o
Calendário Acadêmico Suplementar (CAS), frente ao contexto de Pandemia da
Covid-19. Para responder aos objetivos desta pesquisa, fez-se necessário iniciar
uma investigação desenvolvida em várias etapas, dentre elas um momento de
intervenção, em que foi ministrada uma oficina para explicar o MADE e um
questionário com respostas para serem discutidas e analisadas pelos professores
mestrandos segundo o modelo de análise proposto por Torre (2007). Os resultados
da pesquisa apontam para a contribuição do MADE e a necessidade de estudar
sobre a análise dos erros devido sua contribuição no processo de ensino e
aprendizagem de professores e alunos.