Banca de DEFESA: SAULO JOSE DE BARROS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAULO JOSE DE BARROS JUNIOR
DATA : 14/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

MODELOS MENTAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ÁTOMOS E
MOLÉCULAS PARA ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS DE FÍSICA EM
CURSO DE FÍSICA MODERNA


PALAVRAS-CHAVES:

modelos mentais; modelos atômicos; aprendizagem
significativa; átomo;


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A componente curricular Física Moderna é obrigatória em todos os cursos de
graduação de Licenciatura em Física. Todavia, é uma das disciplinas que apresenta
grandes números de retenção por reprovação e vastos problemas na sua prática no
Ensino Médio. Vários estudos buscam compreender esse fenômeno, alguns reputam
o problema às questões de metodologia de ensino, outros à precária formação em
Física básica dos estudantes e outros ainda se remetem à uma questão cultural no
ensino da Física. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), onde há um Núcleo de
Formação Docente (NFD) com curso de Licenciatura em Física, observa-se uma
retenção que pode chegar até 71,43%. Em contrapartida, os modelos mentais,
desenvolvidos a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentam-se
como instrumentos que buscam compreender a estrutura de significados elaborada
para determinados conceitos. Diversos estudos, que utilizam modelos mentais como
estratégia de estudo, demonstram que há um grande potencial nesse instrumento
para analisar a aprendizagem significativa. Nesse sentido, o presente projeto de
pesquisa veio com o objetivo de responder o seguinte questionamento: De que
forma, os perfis cognitivos da teoria dos modelos mentais dos estudantes de Física -
‘proposicionalista’, ‘modelizador basicamente propocional’ e ‘modelizador
basicamente imagístico’ - se relacionam e se enquadram na teoria da aprendizagem
significativa? A fim de viabilizar essa pesquisa, um questionário, visando o uso de
modelos mentais para o estudo de Física Moderna, será proposto aos discentes que
estão cursando a disciplina. O questionário utilizará estratégias distintas, coletadas
de outras experiências disponíveis na literatura, a fim de viabilizar a elaboração,
apresentação, reelaboração de modelos de mentais visando o ensino e
aprendizagem de forma mais significativa dos conceitos abordados em Física
Moderna. A partir do material construído com os discentes, investigar as
significações que professores de Física em formação realizam no estudo da
componente curricular Física Moderna, no que diz respeito aos conceitos mais
abstratos de átomos e moléculas, ao utilizar modelos mentais, de forma a contribuir
para o preparo da formação oferecida por cursos de Licenciatura em Física.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1642123 - ANA PAULA DE SOUZA DE FREITAS
Presidente - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 06/10/2021 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08