Banca de DEFESA: JEYVSON CORREIA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEYVSON CORREIA DE ALMEIDA
DATA : 29/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: Processo de
construção de conhecimento crítico e reflexivo em sala de aula de Física


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação, metacognição, ABP, resolução de problemas,
pensamento crítico-reflexivo, ensino de física.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto que a interface entre a
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação pode desempenhar
para a promoção da construção do conhecimento no componente curricular de Física
em um espaço comum de sala de aula numa turma regular do Ensino Médio.
Tomamos como foco de análise as interações dialógicas entre aluno-aluno e alunotutor ao longo da resolução de um problema na metodologia ABP, por entendermos
que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de
ideias, característico de um funcionamento metacognitivo. Para tal, realizamos um
estudo de caso com enfoque qualitativo, no qual observamos a resolução de uma
situação problema “Qual o microrganismo?” numa sala de aula de 2° ano do Ensino
Médio de uma Escola Estadual durante dois encontros: 1) Seguimos os cinco
primeiros passos da ABP, em que clareamos os conceitos físicos iniciais, levantamos
hipóteses e formulamos objetivos de aprendizagem e 2) após o estudo individual
(sexto passo), o segundo encontro propôs um momento de discussões como
estabelece o sétimo passo da ABP. No decorrer desses encontros, três registros
foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos discursivos da
argumentação e dos movimentos de monitoramento do pensamento, tendo como
apoio os marcadores conversacionais, operadores argumentativos e os operadores
discursivos de regulação. Encontramos indícios de que a metodologia ABP é propícia
ao desenvolvimento de ações discursivas que garantem a argumentação, desde que
o tutor tenha conhecimento das mesmas e as utilize intencionalmente para manejar
as discussões, e que os movimentos discursivos da argumentação têm potencial de
permitir uma organização privilegiada para o desenvolvimento da função
metacognitiva autorreguladora de monitoramento do pensamento em um processo de
ensino e de aprendizagem na Física, favorecendo, pois, uma construção do
pensamento crítico e reflexivo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Externo à Instituição - VALTER CESAR MONTANHER - IFSP
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 19:05
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